Uma Atividade de Constiutição de Parcerias? Bom, à primeira vista parece mais um evento internacional onde jovens ou pessoas que trabalham com e para os jovens se encontram durante uns dias. Mas não, estes encontros são sempre muito mais. São sempre uma oportunidade para partilharmos e conhecermos o que os outros fazem pela Europa fora, para refletir sobre o modo de trabalhar nas várias realidades e o que podemos fazer para melhorar, com o contributo de todos os que ali estão presentes.
Neste caso, especialmente devido à excelente facilitação do Formador da Spin, também foi possivel desenvolvermos novas ideias no decorrer das atividades. O ambiente de respeito, interesse e abertura para debates sobre os temas em discussão permitiu a todos o regresso com maior consciência sobre o tema da cidadania e o papel dos jovens na vida ativa da sociedade.
A Organização promotora, Sveglia Cittadina de S. Cesario de Lecce, acolheu muito bem os participantes e proporcionou uma visita a um local que me intrigou e irritou pois tratava-se de um exemplo de cidadania “não ativa”– tratava-se de uma casa museu praticamente abandonada com obras lindissimas de Ezechiele Leandro, um artista desta cidade que foi totalmente incompreendido durante a sua vida mas reconhecido após a morte. Aqui umas fotos deste local que está praticamente abandonado aos gatos e á erosão do tempo e das chuvas devido a uma falta de iniciativa – diria geral. Tentamos chamar a atenção da comunidade local durante um encontro na praça principal da cidade enquanto falavamos com uma representante da Câmara, mas a resposta foi a de que se terá que esperar por uma solução... mas entretanto as obras vão-se deteriorando e desaparecendo...
A título pessoal ainda durante esta atividade consegui assistir a um evento TED em Lecce na única tarde livre. O tema destas Tedtalks era a coragem. A coragem que levou ao palco daquele Teatro em Lecce uma série de empreendedores sociais, na sua maior parte jovens que conseguiram modificar a realidade da comunidade onde viviam ou onde foram parar durante as suas viagens. Essa mudança para melhor aconteceu por reconhecerem e acreditarem nas suas capacidades e estarem atentos ao que os rodeava. Estes jovens exemplos permitiram-se seguir o caminho do que os inspira e faz sentir vivos, agindo.
Trago destes dias tudo o que ouvi e me ouvi partilhar.
Trago comigo sementes prontas a germinar...novos projetos para breve!
Sara Segurado