19 janeiro 2011

Intercâmbio Juvenil:
Work makes happy
19 - 27 Fevereiro 2011, Ilha de Muhu, Estónia


Estamos a organizar o grupo para este intercâmbio! Abaixo seguem algumas informações básicas e a carta enviada pelos organizadores do intercâmbio. O programa detalhado estará disponível a partir de 10 de Fevereiro.

Todos os custos de participação no intercâmbio estão cobertos pelo Programa Juventude em Acção, excepto 30% da viagem que será a cargo do jovem participante. O participante é responsável pela compra do seu bilhete. A viagem de avião poderá custar entre 350-420€ (se os preços não aumentarem; neste caso 30% corresponderá a 105-126€). O reembolso dos 70% da viagem aos participantes será feito durante o intercâmbio, mediante a apresentação de todos os recibos, facturas e cartões de embarque (se se perder algum recibo não será reembolsado o seu valor). A compra do bilhete só poderá ser efectuada a partir de dia 1 de Fevereiro; não serão reembolsados bilhetes adquiridos antes desta data.

Se estiverem interessados em participar, contactem-nos para intercambios.spin@gmail.com para vos mandarmos a ficha de inscrição. Enviem a ficha até dia 21 de Janeiro e confirmem a vossa disponibilidade em efectuar a compra dos bilhetes de viagem. No dia 24 de Janeiro será feita a selecção final dos 5 participantes neste intercâmbio, sendo dada prioridade às candidaturas dos sócios da Associação e jovens com menos oportunidades.


Como hoje em dia existem vários problemas relacionados com o trabalho, gostaríamos de discutir sobre:
  • Porque é difícil encontrar trabalho após o ensino obrigatório/curso?
  • É mais fácil encontrar trabalho após um curso universitário?
  • Como é trabalhar nas zonas rurais?
  • Como é a cultura laboral nos diferentes países/nas diferentes culturas?
Vamos também:
  • convidar habitantes locais para falarem sobre como é o trabalho nas zonas rurais.
  • ajudar os locais na limpeza da floresta.
No início do intercâmbio vamos organizar-nos em grupos de pessoas que estudem ou trabalhem ou tenham interesses comuns. Por exemplo, podem ser criados grupos de: arquitectos, trabalhadores jovens, desenhadores etc. Depois os grupos vão usar a sua imaginação para criar uma apresentação ou um workshop. Os desenhadores, por exemplo, poderão ensinar técnicas de desenho!

O dia 24 Fevereiro será feriado (o Dia da Independência) e os residentes locais virão para assistir às apresentações e para participar nos workshops.

Além de tomarem parte nas discussões, os participantes terão também a oportunidade de conhecer o nosso pais e principalmente a Ilha de Muhu no Oeste da Estónia!
mapa maior
  • A Estónia faz fronteira com a Letónia e a Rússia e tem 1.3 milhão de habitantes. A sua capital é Tallinn. Para mais informações:  www.visitestonia.com.
  • O intercâmbio será numa pequena ilha e, para a conhecermos melhor, vamos organizar jogos de orientação. Mais informações sobre a ilha: www.muhu.info.
  • Vamos participar em actividades de inverno como ski, patinagem no gelo e outras.
  • Vamos também fazer sauna e acender uma fogueira na neve!
  • Teremos vários tópicos para as noites interculturais (danças, comidas, casamentos, etc.) e cada país terá que preparar uma apresentação sobre os seus costumes.

Países participantes: Alemanha, Eslováquia, Espanha, Estónia e Portugal (25 pessoas com idades entre os 18 e os 25 anos)

Esperamos passar juntos uma interessante e divertida semana na Estónia!

Organizadores:
Academia de Jovens (Estónia)



Um nascer do Sol na Ilha de Muhu (por Taruk Izamak)

0 comentários:

Enviar um comentário