Hola, qué tal? :D
Há um mês atrás estava de malas feitas, e mochila às costas para começar esta nova estapa, o desafio do SVE, sem dúvida uma das minhas melhores decisões na vida. Mais do que um desafio, todos os dias vivo uma experiência, todos os dias tenho uma aprendizagem.
Vivo em La Zubia, um pequeno pueblo muito perto de Granada que é uma cidade maravilhosa, em cada recanto existe algo que queremos conhecer, é uma cidade cheia de história. Vivo com mais 5 voluntários de diferentes países, trabalhamos todos juntos na Fundación, onde nos sentimos em casa também. É fantástico o carinho e o valor com que os tutores, os educadores e os utentes nos recebem todos os dias, sempre disponiveis para ajudar e com um sorriso na cara.
Na Fundación Docete Omnes, existem três talleres: pintura, costura e reciclagem. O trabalho consiste em acompanhar, ajudar e apoiar as utentes com discapacidades cognitivas e motoras. Pelas manhãs estou no taller de reciclagem, durante a hora de almoço ajudamos no refeitório e pelas tardes é o tempo de relax para as utentes, por isso aproveitamos para ir falando com elas enquanto retocamos os trabalhos realizados pela manhã. Como o meu trabalho está relacionado com a minha área de formação, neste momento estou a desenhar um projeto para implementar com as utentes brevemente, para que possam desenvolver a motricidade e experimentar trabalhar com novos materiais proporciona-lhes o aumento de motivação.
Existem dias descontraidos e outros mais dificeis, mas isso faz parte do desafio e ultrapassar esses dias proporciona-me sem dúvida aexperiência e crescimento pessoal e profissional que procuro.
Neste primeiro mês já estive em Cantábria (norte de Espanha), um lugar lindíssimo para o primeiro seminário, a nossa formação de chegada. Foi mais uma experiência enriquecedora, onde tive contacto com outros voluntários europeios que estão em várias zonas de Espanha, o conhecimento de novas culturas e partilha de experiências, proporcionaram momentos interculturais excepcionais.
Na última semana, participámos num outro seminário “Volunteers in Movement” , desta vez, aqui em Granada, com um grupo vindo de diferentes países, o seminário consistia na formação de um voluntário, no desenvolvimento de capacidades e competências que o serviço de voluntariado proporciona, e a apresentação de algumas instituições em Granada que se mantém, actualmente, devido ao trabalho dos voluntários.
Por agora, ainda me restam 8 meses cheios de surpresas, experiências, festas, com esta familia que estou a criar nesta magnífica cidade.
Un hasta luego que me voy de tapas :)
Mara Dias
0 comentários:
Enviar um comentário