05 maio 2014

Testemunho final do Luís - estagiário LdV


Há vezes que gostava de ser poeta para que a minha escrita fosse a replica mais fidedigna daquilo que os meus olhos viram. Escrevo-vos de Lyon, estou de partida, mas ainda estou no Grand Parc Miribel Jonage, um parque gigante, denso e penetrante com um lago calmo e tranquilo. Recanto espiritual que não vêem nos grandes roteiros turísticos, mas que encanta pela sua vastidão e espaços verdes. Hoje, o lago esta mais azul, será do reflexo do sol, ou do brilho dos meus olhos. 

É de facto, com um brilhozinho nos olhos que me despeço de Lyon, de Franca, mas sei que será um até breve, a cidade, o país conquistaram-me pela qualidade de vida, pela amabilidade das pessoas e pelas oportunidades que oferecem. Tudo o que direi neste testemunho poderá parecer cliché, mas a verdade é que para mim esta foi uma jornada de aprendizagem, crescimento e amadurecimento. Desde a gestão de emoções à gestão do nosso budget para fazer as compras no supermercado, tudo contribuiu para o nosso processo de aprendizagem.


Não me vou alongar muito mais, porque não consigo fazer uma selecção breve dos aspectos mais positivos na vida em Lyon, desde a gastronomia, as pessoas, a história da cidade, as vistas panorâmicas que descobrimos, as pessoas estrangeiras que conhecemos, a gentileza e a amabilidade da minha família de acolhimento...e porque tudo para ser sentido terá que ser vivido, deixo-vos na dúvida e na expectativa. E lembrem-se que o vosso colega de experiência LdV devera tornar-se vosso amigo. Com a Lídia, solidificamos a nossa relação, foi um porto seguro e ajudamo-nos mutuamente, por isso, invistam nas relações humanas porque são as mais poderosas e duradoiras.

Não posso deixar de fazer uma nota muito sentida à SPIN, em particular à Sara, por todo o apoio e afecto que tornaram o sonho de viver no estrangeiro e ter uma experiência profissional internacional uma realidade, bem como, a Inter Echange (organização intermediaria e a entidade de acolhimento).

A + (a bientôt)
Luis Santos


0 comentários:

Enviar um comentário