25 julho 2017

O testemunho da Joana

Olá a todos!
Há dois meses voltei outra vez a esta preciosa cidade na qual já tinha passado momentos muito especiais, mas desta vez de uma maneira diferente. 


Faço parto do departamento marinho da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Apesar de só estar presente desde 1 de Junho, já tive a oportunidade de participar em vários projetos, estando atualmente integrada num projeto chamado Life Berlengas na área das pescas, ajudando os observadores de pescas nas contagens de aves marinhas e nos embarques pesqueiros. Está a ser uma experiencias muito enriquecedora! 


Mas nem tudo é trabalhar, vivo com muita gente maravilhosa com as quais faço muitos planos para conhecer os segredos de Portugal, acampamentos, visitas culturais, festas e outras milhares de experiencias incríveis com estas pessoas espetaculares. 


O mundo é um lugar ainda por descubrir, inspira-te! 


Joana

24 julho 2017

Intercâmbio "Imagine Your Dance" em Anento, Espanha


Entre os dias 11 e 18 de Julho, tive a oportunidade de participar no intercâmbio "Imagine your dance" em Anento, uma pequena aldeia, em Espanha. Este intercâmbio tinha com temas principais dança e fotografia. Embora eu não tenha qualquer experiência prévia com estes temas, decidi participar.


Inicialmente, não estava a gostar, até pensei que talvez não deveria ter ido. Não estava a gostar porque as actividades, para mim, pareciam muito abstractas, eu não percebia os objectivos de determinadas actividades. E por esse motivo eu ficava um pouco impaciente, sentia que talvez todo o programa para mim iria ser uma perca de tempo.


Outro problema foi a comida. As refeições não eram bem compostas, o que depois de passar o dia a fazer exercícios físicos acabava por ser um problema. Houve refeições em que o prato principal eram dois tipos de feijões e grão, apenas isso. Frutas, nas refeições, era praticamente inexistente. 


Com o passar dos dias, senti que tinha que fazer um esforço para aproveitar a oportunidade que estava a ter de poder participar. Tentei tirar o maior proveito das actividades, mesmo não gostado de algumas, fui adaptando para que pudesse aprender algo de novo com cada actividade que foi proposta. E assim comecei a dar uso ao slogan inventado pelos participantes do intercâmbio, "en Anento disfruto del momento". E esta experiência que não começou tão bem, acabou por ser bastante enriquecedora. 


O mais importante desta experiência foram as pessoas. Havia pessoas de 5 países diferentes, das mais diversas áreas de formação, mas houve uma grande coesão dentro do grupo. O que nos permitiu, em uma semana, criar forte laços de amizade. No geral, esta experiência teve muitos aspectos que não gostei, mas muitos mais aspectos que me fizeram sentir que valeu a pena ter participado. 



Vânia Coelho