06 dezembro 2012

Assistente Grundtvig - dois meses em Lisboa

Cheguei a Lisboa no dia 1 de Outubro... Sim, já se passaram dois meses desde que estou cá. Dois meses que, por estarem tão CHEIOS de atividades, a mim realmente me parecem duas semanas! Mas antes de falar das atividades acho que devo explicar quem sou e o que estou a fazer aqui:).

Chamo-me Aneta e sou de Varsóvia (Polónia). Há dois anos atrás fiz o meu SVE na Spin (Outubro 2010 – Junho 2011), adorei o trabalho que a Associação faz e decidi voltar para aprender e experimentar ainda mais. Este ano estou cá graças a um ótimo programa comunitário chamado Aprendizagem ao Longo da Vida, sub-programa Grundtvig, ação Períodos de Assistência Grundtvig.

O (sub-)programa Grundtvig visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos, através da promoção de diversos tipos de atividades de cooperação a nível europeu. Dirige-se às necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos, quer esta seja formal, não formal ou informal, bem como às dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação.

Zumba no BHN
A ação Períodos de Assistência Grundtvig permite a pessoal educativo atual ou futuro envolvido em educação de adultos – quer formal, não formal ou informal – frequentar durante um período de 13 a 45 semanas, como Assistente Grundtvig, numa instituição de educação de adultos noutro país europeu que não aquele onde normalmente vivem ou trabalham.

O meu Período de Assistência (Outubro 2012 – Julho 2013) decorre na Associação Spin e na Junta de Freguesia de Carnide em Lisboa. As minhas tarefas incluem:
Teatro na Academia Sénior
  • ajudar os professores da Academia Sénior (aulas de inglês, teatro e alfabetização e outras);
  • apoiar os técnicos do Gabinete do Idoso da Junta;
  • desenvolver e implementar projetos no âmbito dos programas europeus Aprendizagem ao Longo da Vida e Juventude em Acção na Spin;
  • coordenar o trabalho do Departamento de Informação e Comunicação da Spin (inclusive atualizar o blog infoSPINpt, um sítio de divulgação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens adultos);
  • dar aulas de português aos Voluntários Europeus acolhidos pela Spin;
  • dar aulas de inglês de conversação para a comunidade local;
  • realizar sessões de informação sobre os programas europeus de mobilidade;
  • apoiar a comunidade local na procura de emprego;
  • apoiar os voluntários SVE e estagiários LdV portugueses antes da sua partida para o estrangeiro;
  • prestar apoio à instrutora das aulas de Zumba no Bairro da Horta Nova.

Academia Sénior
Como podem ver, ando com bastante trabalho:). Mas até agora gostei de tudo o que fiz e não me posso queixar! Participei em várias aulas da Academia Sénior e fui muito bem recebida pelos alunos, professores e técnicos. A minha aula preferida é - com certeza - a chamada “Actividades Lúdicas e Enriquecimento Cultural” com a professora Isabel. O objectivo principal é aprender e reflectir sobre as várias tradições portuguesas (os participantes partilham as tradições das suas terras e eu partilho as tradições polacas, que normalmente lhes parecem bastante estranhas e/ou engraçadas!). Pensei que, depois de ter estudado Estudos Portugueses e Lusófonos na Universidade e ter vivido cá dois anos, já sabia quase tudo de Portugal, mas aprendi imenso (por exemplo: já sei o que é um Magusto e que as castanhas se comem não só assadas mas também cozidas ou que se fazem sopas e bolos de castanha; sei também o que quer dizer "para inglês ver", "fazer tijolo" ou "caiu o Carmo e a Trindade")! :)

Obrigatória Francesinha no Porto
Participei nos dois passeios organizados pelo Gabinete do Idoso (todos os meses o Gabinete organiza um passeio para os idosos de Carnide poderem conhecer Portugal e fazer novas amizades). O primeiro foi em Outubro ao Porto e o segundo em Novembro a Évora. No próximo dia 21 de Dezembro vou participar no passeio de Natal, mas não posso revelar o destino, pois é uma surpresa para os séniors:).

Workshop Grundtvig
Quanto ao meu trabalho na Spin, nunca pára! O maior desafio foi com certeza a implementação do Workshop Grundtvig “How to Train Your Pen: Story-crafting and Word-bending for Novices”, um workshop de escrita criativa que decorreu de 9 a 17 de Novembro em Lisboa. Fui (e continuo a ser) responsável pela gestão do projeto: alojamento e alimentação dos participantes; aluguer de espaços e equipamento; organização das visitas à Casa Fernando Pessoa, ao Cabo da Roca e a Sintra; apoio e acompanhamento dos participantes, questões financeiras, relatórios, etc. Felizmente pude – e posso sempre – contar com o apoio da Raquel (Presidente da Associação), da Marietta (voluntária SVE da Hungria) e dos outros membros da Spin! Pelos testemunhos de uns dos participantes podem ver que o workshop correu bem, uff! :)

Podia ainda falar muito mais, mas vou acabar por aqui. Não posso revelar tudo de uma vez! Se estiverem interessados, podem sempre visitar o meu blog www.grundtvigassistantinlisbon.blogspot.com onde tento publicar informações actualizadas sobre o meu projecto.
Até breve!
Aneta

Casa Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Olá Aneta :)

    Quero dar-te os parabéns pela tua publicação! Estás cá há dois meses e já fizeste muitas coisas boas! a tendência é para melhorar, porque as experiências na SPIn e na Junta de Freguesia de Carnide vão encher a tua bagagem de alegrias, experiências, vida e muita saudade na hora de voltares para a Polónia :(

    Espero que gostes de cá estar, e de conheceres as "nossas" pessoas, que vão ser TUAS também!

    Continua assim, cheia de vida e energia! principalmente Às 5feiras, eheheh!


    Um grande beijinho

    ResponderEliminar