18 abril 2018

O testemunho do José


“Quem não viu Lisboa, não viu coisa boa”, diz um postal que está na parede da cozinha da minha casa. Certamente, o provérbio faz justiça a uma cidade pela qual ficarei ligado para sempre. 

A minha aventura na margem do rio Tejo está na reta final. Ainda que parece que escrevi ontem o meu primeiro testemunho. Talvez, ainda possa cair nas minhas mãos un livro usado pelos anos, mágico, doado por um vizinho idoso de Carnide, com um feitiço para parar os ponteiros dos relógios, e assim prolongar um pouco mais o meu voluntariado... Mas, mesmo que tenha saído de Espanha de comboio, não estou a fazer um estágio em Hogwarts... 

Na minha organização de acolhida, a Boutique da Cultura, há gente extraordinária. Cada pessoa contribui com a sua criatividade e disponibilidade para dinamizar o seu bairro.

Desde o mês de Janeiro, o ritmo de trabalho foi muito intenso para que o projeto da Livraria Solidária de Carnide fosse uma realidade duradoura e ao serviço da comunidade. Definitivamente, um novo polo de cultura e de integração comunitária.

Nós, os voluntários europeus sentimo-nos parte de uma grande equipa, com responsabilidades e com apoio para propor e desenvolver projetos próprios. É um ambiente idôneo para crescermos como pessoas, aprender, criar, assim como refletir sobre o que queremos fazer no futuro.

Entre sacos e sacos de livros, há tempo para desfrutar da cidade, assim como para conhecer gente de tudo o mundo. Mas o mais importante são as pessoas com quem convivo dia-a-dia e acompanham-me. Raparigas e rapazes que estou a estimar muito... Voluntários como a Natália, o Jacopo, a Nadia, o Sebastian... Além de outras boas pessoas que não cito pois seria uma longa lista. 


Por último, receber amigos da minha cidade, Elche, foi uma alegria. No mês de Fevereiro, gostei de mostrar Lisboa ao meu melhor amigo, quem ficou maravilhado com a cidade. E desde Março, tenho como vizinha a Renata, que chegou como voluntária.

José Carlos.

0 comentários:

Enviar um comentário