Valores e Princípios de Actuação da Associação Spin
A Associação Spin pautará a sua acção pelos seguintes valores e princípios:
Interculturalidade
A Spin entende a interculturalidade como uma relação entre diferentes culturas - detentoras de dignidade e direitos iguais - que resulta de um processo interactivo e igualitário de conhecimento e valorização recíproca das diversas identidades culturais presentes num determinado espaço.A Associação Spin procurará na sua actividade:
- Promover o conhecimento entre diferentes culturas e valorizar a identidade de cada uma delas, como forma de estimular a tolerância e a cooperação;
- Partilhar experiências, recursos, saberes, soluções e responsabilidades, numa lógica de paridade e de complementaridade;
- Reforçar as capacidades e autonomia de todos os actores envolvidos, de forma a combater desequilíbrios e dependências.
Participação
A Spin pretende promover uma cidadania activa, reflectindo-se não só nas actividades da Associação, mas também enquanto reforço do papel dos indivíduos e das organizações da sociedade civil no processo de transformação social e na sua responsabilização e envolvimento na construção activa de soluções alternativas no combate à injustiça, à intolerância, à desigualdade e à exclusão social.
Capacitação
A participação activa de todos os intervenientes num projecto é um valor essencial para a nossa Associação. A defesa desta participação inscreve-se numa lógica de actuação mais abrangente, que visa a capacitação. Esta é por nós entendida como um processo conducente ao reforço das suas qualificações técnicas e do seu conhecimento e ao alargamento das suas competências pessoais e sociais como elemento catalisador da tomada de consciência do seu poder e responsabilidade enquanto agentes do seu próprio desenvolvimento e do da sua comunidade.
Inclusão social
Promover a inclusão social de pessoas e grupos que se encontram em situação de exclusão é um objectivo central da nossa associação. Procuraremos contribuir para que todos, sobretudo os que se encontram em condições mais desfavoráveis ou mais vulneráveis a situações de exclusão social, tenham acesso a todos os direitos que permitam uma participação cabal na sociedade como cidadãos de pleno direito.
Independência
A Associação Spin pretende assumir-se como uma organização autónoma e independente, do ponto de vista político-partidário, religioso e económico, permitindo-lhe manter uma posição de equidade face aos poderes instituídos.