14 fevereiro 2012

Voluntária em Manresa (Barcelona, Espanha)

A minha aventura começou no dia 13 Janeiro 2011 quando de malas e bagagens saí em direcção a uma nova aventura em Espanha. Anteriormente, estive no Norte da Suécia, em Arvidsjaur, a realizar o Programa Leonardo da Vinci e depois desta experiência queria muito prolongar a minha experiência em outros países.
 Depois de regressar a Portugal, decidi contactar a SPIN que desde o inicio ajudou-me ao nível do encaminhamento e selecção de projectos.
Procurava um projecto de longa duração, que fosse entre 9 meses a um ano. Entre várias opções, surgiu a oportunidade de fazer o Projecto de Voluntariado Europeu (EVS) na região da Catalunha em Espanha com duração de 1 ano. O local que me acolheria seria uma pequena cidade perto de Barcelona. Esta cidade incorporada no coração da região é um dos lugares onde se preserva mais e de forma mais profunda a cultura e tradição catalã. Aqui, neste bonito lugar não se falar quase espanhol, se parla català (fala-se catalã) , e valoriza-se todos os hábitos e tradições que são tipicamente catalãs. Mas não se preocupem, obviamente que para quem não fala catalã ou mesmo não entende este idioma, existe a opção de tradução para espanhol (castellano) que quase todos sabem falar mas que preferem não o fazer.
Durante meu projecto EVS vivi num apartamento com outros voluntários europeus. Durante meu projecto vivi com duas raparigas de França, uma de Inglaterra, uma da Letonia, duas de Italia e uma da Polonia e um rapaz da Irlanda. No fundo, formamos uma grande família que não estaria completa sem a nossa Coordenadora, que nos ajudou e continua a ajudar os que estão em projecto de forma incondicional.
Ao nível de trabalho, explorei uma das áreas que mais gosto: educação social em um bairro desfavorecido na periferia de Manresa. Trabalhei juntamente com dois educadores sociais e em conjunto desenvolvíamos trabalho em um Centro Comunitário com crianças em risco e socialmente desfavorecidas. O nosso trabalho passava um pouco por transmitir-lhes regras e valores da sociedade e, em simultâneo conseguir que estes fossem capazes de estruturar objectivos e lutar por estes para que um dia mais tarde sejam cidadãos activos na sociedade.
Oriundos de famílias socialmente desfavorecidas, que viviam com poucos recursos e que muitas vezes nem mesmo têm acesso a comida, a pouco e pouco, estas crianças vão conquistando a alegria e a sabedoria de viver.
Afortunamente, sempre tive todos os recursos e apoios necessários para realizar um bom trabalho. Inicialmente, o catalã, foi um pouco difícil para mas felizmente ao longo do tempo pude superar esta barreira.
Paralelamente a este projecto, foi-me possível desenvolver um outro projecto que continua ainda em processo. Organizar, planificar e elaborar a aplicação de um Intercambio foi outro dos desafios. Juntamente com a minha coordenadora, estruturamos este projecto que visa juntar jovens de seis países, Portugal, Espanha, Grecia, Turquia, Romenia e Bulgaria na cidade Manresa no próximo mês de Abril 2012.
Depois de um ano em Manresa, e de muitas novas aprendizagens, regressei a Portugal, com recordações e novos projectos que estarão certamente presentes no meu futuro independentemente das escolhas que fizer. Obrigada por esta oportunidade!

Sara Marques

0 comentários:

Enviar um comentário