12 setembro 2018

O testemunho do José

Há quase um ano que cheguei a Lisboa, por tanto o meu SVE está a acabar… ainda que isso não significa que volte para a Espanha…
O Serviço de Voluntariado Europeu foi um desafio que mudou a minha vida. Ter a oportunidade de trabalhar numa associação cultural, com projetos de diferente natureza, me permitiu desenvolver novas habilidades e ideias. O componente humano foi muito importante no desenvolvimento do voluntariado, graças ao inestimável trabalho de orientação que fizeram o meu tutor e o presidente da associação. Mas no dia-a-dia, o trabalho, junto a voluntários de diversas idades e procedências, foi uma aprendizagem e uma vivência extraordinária. A destacar: o Sebastien, voluntário europeu da França que chegou na mesma altura que eu; a Márcia, a Celeste, e o Tiago. 

Desenvolver um novo projeto desde zero contribuiu para que a experiência fosse completa e abrisse novas vias de futuro. Os próximos 9 meses continuarei a trabalhar no mesmo projecto, a Livraria Solidária de Carnide, como estagiário do IEFP.
O acolhimento que teve a Livraria entre os outros voluntários europeus da SPIN foi muito positivo. Desde Maio nós temos reunido na Livraria para partilhar histórias no clube de leitura que a Camilla, voluntária italiana da SPIN, me ajudou à promover. 
Mas o programa Erasmus+ envolve toda a tua vida. O SVE permite conhecer pessoas novas, das quais com alguns farás como uma pequena família ou sereis amigos depois do voluntariado, quer em Portugal quer nos seus paises de origem. Também há muita diversão e festas... mas principalmente durante o SVE poderás viajar e conhecer outra cultura. Durante os ultimos meses visitei Porto, Évora, Sintra, Peniche e a ilha de Berlengas, entre outros lugares. Eu tenho visto que Portugal tem um patrimônio muito rico e que alguns lugares destacam pela sua singularidade.


O dia 2 de Julho foi o meu 29 aniversário, e as pessoas que mais estimo organizaram uma festa surpresa muito engraçada na Casa Anjos. Num quarto, adornado com balões e grinaldas, os meus amigos aguardavam, cautelosamente, a minha chegada com dois bolos, presentes e muito vinho. Será difícil esquecer aquela noite... 


Em conclusão, o SVE significa compartilhar e conviver na diversidade, além de viver cada momento com muita intensidade... De modo que podem acontecer muitas coisas, e a maioria boas. 

José Carlos. 

0 comentários:

Enviar um comentário