14 junho 2019

O testimunho do João - EVS in Bulgaria "Deep Roots"

Estou a participar num projeto de voluntariado em Kazanlak na Bulgária. Eu, uma mala e a ideia de que algo precisa de ser mudado no planeta bastou para me afastar mais de 3500 km de casa durante dois meses.

Juntamente com onze voluntários de nove nacionalidades diferentes, pretende-se que organizemos um festival “Eco”, cujo objetivo é abordar os vários problemas que este país enfrenta no que diz respeito à proteção do ambiente. O festival terá um impacto a nível local e queremos informar o máximo de pessoas possível sobre as consequências das suas ações no dia a dia no planeta Terra. Além disso, fazemos também recolhas de lixo semanais, apresentações em escolas e pequenos vídeos informativos.


Kazanlak fica numa área conhecida como vale das rosas, bem no coração da Bulgária. É uma zona rodeada de bonitas colinas cobertas de árvores e com incríveis tempestades de relâmpagos que cortam o céu ao meio seguidos por trovões que fazem tremer a cidade. A natureza aparece aqui no seu estado mais puro e sinto-me privilegiado por poder contemplá-la. No entanto, há demasiado lixo espalhado pelas florestas, caminhos e lagos, os carros são antigos tornando o ar pesado e poluído e os locais não mostram grande interesse em mudar essa situação.


Nós estamos aqui para tentar inverter a situação e gerar cada vez mais interessados na proteção do planeta. Nem sempre é fácil trabalhar e viver com onze pessoas, mas o desafio faz parte do projeto e se eu quisesse que fosse fácil, tinha ficado em casa. Por outro lado, divertimo-nos muito juntos e acho que isso reflete-se no que temos feito.


Para terminar, quero dizer a todos os que planeiam sair da sua zona de conforto, quer seja para ajudar alguém ou para trabalhar no estrangeiro que espero que o façam. É uma experiência que não vão esquecer!

0 comentários:

Enviar um comentário