24 março 2011

Dia-a-dia da Sofia, 
nossa voluntária na Antiga República Jugoslava da Macedónia 

Seis meses…

Há seis meses que cheguei à Macedónia e muito haveria a dizer. Claro que não posso fazer um diário do que tem sido o meu EVS até agora, até porque sou demasiado desleixada para manter um registo tão cuidadoso dos acontecimentos.

Poderia escrever acerca do nervosismo que senti no dia anterior a minha partida, e também durante todo o dia 15 de Setembro e as suas intermináveis 8 (sim, leram bem) 8 horas de espera em Zagreb, ou de como estava ansiosa para conhecer todas as pessoas com quem já tinha falado por mail, o meu local de “trabalho” e a minha nova casa e cidade!!

A verdade é que desde que cheguei que me tenho sentido em casa! Verdadeiramente! Estaria a mentir se dissesse que não sinto saudades de Portugal, da minha família e dos meus amigos, que sinto e muito, mas sinto que por enquanto o meu lugar é aqui. E acho que isso ajuda a que tudo corra bem! Isso e o facto de me sentir sempre apoiada por ambas as organizações (de envio e de acolhimento)!

Enquanto que há outros voluntários que se queixam por falta de apoio e trabalho, eu não tenho tido esse género de problemas. Nos 3 ou 4 primeiros dias em que cheguei aproveitei para conhecer um pouco a cidade, mas depois foi começar a sério: apresentação de Portugal na AIESEC! Não correu propriamente bem, mas para quem não tinha nem uma bandeira também não posso dizer que foi horrível! Os alunos fizeram montes de perguntas acerca de Portugal e também do EVS, e foi óptimo promover os dois!

O que eu faço não é o trabalho mais excitante segundo alguns dos voluntários a quem contamos o que fazemos, mas eu ADORO aquilo que faço aqui e fico feliz sempre que sei que por minha causa alguém mudou de vida! Passo a explicar: a minha organização tem um site de informação cujo objectivo é promover oportunidades educativas para estudantes em todo o mundo (claro que mais focado na Europa e sempre que possível nos Balcãs), tanto faz que sejam bolsas de estudo, conferencias, estágios, concursos ou acções de formação! Desde que sejam interessantes e que o nosso público-alvo possa suportar os custos (tentamos sempre encontrar oportunidades sem custos ou em que estes sejam reembolsados ou suportados com bolsas), publicamos! De qualquer forma se quiserem saber mais visitem o site: http://www.mladiinfo.com/.

Para além da manutenção do site, pela qual eu e os meus dois colegas eslovacos somos responsáveis, há também um centro onde recebemos estudantes macedónios que nos procuram para os ajudar a encontrar bolsas de estudo, ou com as candidaturas. E alem disso temos várias sessões de esclarecimento acerca desses temas e, claro, do Programa Juventude em accção. Mas esta área está mais à responsabilidade da nossa colega EVS da Bélgica que tem um macedónio perfeito e que como já fez cá o programa Basieleus, fala por experiência em primeira-mão!

Mas não pensem que o meu EVS é só trabalhar!! Há que aproveitar bem! Tenho viajado pela Macedónia de cidade em cidade, e devo dizer que apesar de haver sempre aquele choque relacionado com o facto de haver lixo por todo o lado, é um país lindo, com uma natureza linda! Desde que cheguei estive em cidades como Kriva Palanka, Prilep, Tetovo, Kumanovo, Kicevo, Gostivar, Ohrid, Bitola, etc…

Agora que a Primavera está a chegar, chegam também os planos para viajar para outros países, que até agora ainda não aproveitei para fazer porque já se sabe que com o frio não apetece andar na rua ou fazer o que quer que seja.  Entre o top dos tops está a Turquia, onde vou já em Maio com os meus flatmates para participar num festival juvenil em Gaziantep, perto da Síria e depois aproveitar para conhecer um pouco aquele enorme país!!

Bem este post já vai demasiado longo!! E nem vos falei da língua, das pessoas, dos costumes…. Aiiiii um dia destes pode ser que haja novo post…

Em retrospectiva forma seis meses cheios de tudo: muitos sorrisos, muitos risos, muita cumplicidade, muitas emoções novas e muitas saudades também e como resultado uma nova pessoa! Agora é aproveitar os últimos três meses e desejar, e fazer, com que sejam ainda melhores! E agora bateu uma tristeza por saber que passou tudo tão rápido…
Sofia Jorge

0 comentários:

Enviar um comentário