23 janeiro 2012

SVE da Lucia em Carnide

Ouvi dizer que a viagem é feita para não voltar, por que nunca voltamos ao ponto de partida.

Comecei esta aventura em Lisboa a saber apenas poucas palavras em português e sem grandes expectativas... apenas um forte desejo de escapar, fugir para um desconhecido país. Portugal.

Sete meses correram muito rapidamente, e só agora me conta de todas as coisas grandes e pequenas que mudaram em mim. Conheci a Ana Ramos, funcionária para a Juventude e o Desporto da Junta de Freguesia de Carnide no dia seguinte à minha chegada a Lisboa. Como eu não conseguia perceber o idioma falámos em inglês e até comunicámos através de gestos e desenhos como crianças! Tudo isso foi muito engraçado!

Os primeiros dois meses trabalhei nas colónias de verão, e, para ser honesta não foi fácil... muitas horas de trabalho com a barreira do idioma! Mas as crianças, os meus Coordenadores (Eduardo, Tânia, Anabela...) os outros monitores e voluntários foram excepcionais e super pacientes!

Em Setembro as colónias acabaram e a Ana anunciou-me o início de uma nova aventura, tanto para mim como para a Junta de Carnide. No Bairro Padre Cruz iria começar um novo projecto: o ATL na EB do 2ºciclo! Eu, a Joana e o Rui começámos a trabalhar imediatamente com os meninos e as meninas! Começámos o Atelier de culinária no CCC... com a preparação de pizza, bolo de bolachas, crepes e outras guloseimas, preparámos a festa de Halloween junto com os monitores e a crianças do 1ºciclo. Jogámos uma partida de futebol contra as vedetas da televisão durante o Jogo solidário da fundação Argão Pinto e, para o Natal, nós escrevemos e implementámos uma peça de teatro: "A crise do Natal"!

Actualmente estamos ocupados na preparação de muitas coisinhas engraçadas para vender no MAC! O que me está dando esta experiência é algo que eu nunca tinha experimentado antes! Emoções muito fortes, pessoas extraordinárias, e redescobrir a alegria e a beleza da descoberta. Estou na terra dos viajantes e descobridores por excelência, e até agora, agradeço a todos os que conheci e os que ainda não encontrei na minha única, pessoal e maravilhosa  viagem!
 Lucia Casarola

SVE da Laura em Carnide

"Sou voluntária, estou a fazer um programa de voluntariado financiado pela União Europeia, com a Junta de Freguesia de Carnide, no departamento da Juventude. Moro num apartamento internacional nos Anjos, com outros voluntários e estudantes Erasmus. Sim, gosto, gosto muito de Portugal e de Lisboa."

Tenho dito isto pelo menos 100 vezes nos últimos oito meses. É normal, quando estás num país que não é o teu, todas as conversas começam com a pergunta: “e por que é que estás aqui? que é que tu fazes?”.

SVE, Serviço Voluntário Europeu, é, acho eu, uma bênção para jovens com menos de 30 anos. É uma oportunidade para conhecer um outro país, o que te chama mais, com toda a sua cultura, língua e costumes. Mas a coisa mais valiosa é uma que nem estás à procura, nem achas que te falta. Conheceres-te a ti mesmo.

Porque o branco existe só ao lado do preto, o bom existe só ao lado do mal, o sol é melhor depois uma tempestade, também nós começamos a existir, ou, melhor dizendo, a perceber a nossa existência, o nosso ser, em contraste com uma outra cultura. Agora que falo Português, percebo melhor o Romeno.

Gostei imenso de estar aqui, no fim do mundo, “onde a terra se acaba e o mar começa”, como disse Camões, de descobrir as nostalgias de Portugal (o Romeno tem uma palavra para “saudade” - “dor”).

Queria agradecer à SPIN, a organização que tornou esta experiência possível  ao Carlos e à Lúcia  por serem a minha família durante este tempo, e à Junta de Freguesia, por ter uma mente aberta e uma atitude cheia de coragem, inovação e empenho.
Laura Balut

SVE do Carlos em Carnide

O meu nome é Carlos, venho de Espanha, e desde Junho de 2011 que estou a fazer um SVE (Serviço Voluntário Europeu) na Junta de Freguesia de Carnide. 7 meses já...

Estes primeiros sete meses passaram muito rapidamente mas foram para mim muito intensos. Ainda lembro quando cheguei a Lisboa, os primeiros dias. Foram um pouco difíceis porque apesar da grande recepção que nos ofereceu a Junta e a Spin, não sabia nada de português. Antes de vir para cá pensava que, falando espanhol, seria fácil para mim falar e perceber o português, mas não!!! Todas as coisas boas levam tempo…

Eu já conhecia Lisboa, há três anos eu vim como turista, e realmente adorei. Mas agora que estou a vivê-la e desfrutá-la como um lisboeta, me dei conta quão maravilhosa é.

Durante todo este tempo aconteceram muitas coisas que me marcaram pessoal e profissionalmente. A coisa que me surpreendeu mais do meu trabalho na Junta tem sido o movimento solidário e comunitário que há em Carnide. Carnide tem a filosofia de que com pouco pode ser feito muito, e aqui eu pude ver que realmente é assim.

Durante estes 7 meses aprendi muitas coisas aqui, sobre Portugal, Lisboa, Carnide, suas gentes, o trabalho em equipa, etc.. Estou muito satisfeito com o trabalho completado pela Área da Cultura, para a qual eu estou a trabalhar, durante todo este tempo. Senti-me muito integrado na equipa desde o primeiro dia e pude contribuir com ideias e aprender muito.

Podia estar a falar muito tempo sobre todos os eventos importantes em que tive a oportunidade de assistir e trabalhar, as marchas, colónias, teatros, concertos, etc.., mas termino aqui.

Para mim, como podem ver, foi uma experiência imensa.
Carlos González 

12 janeiro 2012

SVE do Ângelo na Sérvia

Greetings from Serbia! Im in the second of 9 months of EVS in the city of Vranje and everything is snow white here, it looks really beautiful.

I've been in Serbia before, for two Youth Exchanges and for filming one short documentary. Now I'm back for EVS and it's been great, I've been making lots of videos, which is the main purpose of my project, check them out here.

I'm also working hard to prepare my Cinema Workshops that I'm going to start giving to local participants. I will give two classes every week and my students will learn about all areas of filmmaking, I hope they are excited as I am.

My hosting organization, Generator, made sure my experience here is as rich as possible. I've been visiting all tradicional serbian situations, parties and new cultural events. The food is tasty, my co-workers are great and my work is interesting. So far I can't complain, it's going to be hard going back home after EVS, the adventure is addictive. See you soon on this blog!
Ângelo