23 janeiro 2012

SVE da Lucia em Carnide

Ouvi dizer que a viagem é feita para não voltar, por que nunca voltamos ao ponto de partida.

Comecei esta aventura em Lisboa a saber apenas poucas palavras em português e sem grandes expectativas... apenas um forte desejo de escapar, fugir para um desconhecido país. Portugal.

Sete meses correram muito rapidamente, e só agora me conta de todas as coisas grandes e pequenas que mudaram em mim. Conheci a Ana Ramos, funcionária para a Juventude e o Desporto da Junta de Freguesia de Carnide no dia seguinte à minha chegada a Lisboa. Como eu não conseguia perceber o idioma falámos em inglês e até comunicámos através de gestos e desenhos como crianças! Tudo isso foi muito engraçado!

Os primeiros dois meses trabalhei nas colónias de verão, e, para ser honesta não foi fácil... muitas horas de trabalho com a barreira do idioma! Mas as crianças, os meus Coordenadores (Eduardo, Tânia, Anabela...) os outros monitores e voluntários foram excepcionais e super pacientes!

Em Setembro as colónias acabaram e a Ana anunciou-me o início de uma nova aventura, tanto para mim como para a Junta de Carnide. No Bairro Padre Cruz iria começar um novo projecto: o ATL na EB do 2ºciclo! Eu, a Joana e o Rui começámos a trabalhar imediatamente com os meninos e as meninas! Começámos o Atelier de culinária no CCC... com a preparação de pizza, bolo de bolachas, crepes e outras guloseimas, preparámos a festa de Halloween junto com os monitores e a crianças do 1ºciclo. Jogámos uma partida de futebol contra as vedetas da televisão durante o Jogo solidário da fundação Argão Pinto e, para o Natal, nós escrevemos e implementámos uma peça de teatro: "A crise do Natal"!

Actualmente estamos ocupados na preparação de muitas coisinhas engraçadas para vender no MAC! O que me está dando esta experiência é algo que eu nunca tinha experimentado antes! Emoções muito fortes, pessoas extraordinárias, e redescobrir a alegria e a beleza da descoberta. Estou na terra dos viajantes e descobridores por excelência, e até agora, agradeço a todos os que conheci e os que ainda não encontrei na minha única, pessoal e maravilhosa  viagem!
 Lucia Casarola

0 comentários:

Enviar um comentário