13 março 2017

O testemunho da Lucía: "Uma nova aventura em Lisboa"


Olá! O Meu nome é Lucía, com acento no “ Í ”. Tenho 27 anos e sou de nacionalidade espanhola. Nasci na formosa terra de Galiza, na cidade da Corunha.




Tirei a Licenciatura de Professora de Educação de Infância porque encanta-me estar com crianças, gosto de aprender e ensinar, posso confortá-los quando estão tristes e sentir que sou importante no seu caminho, posso rir e brincar como uma menina com eles... 
Portanto, a minha experiência profissional baseia-se na área de educação: babysitter, educadora em creches e escolas públicas, contadora de histórias numa biblioteca... O ano passado foi muito especial para mim porque estive a fazer um estágio, através do programa Galeuropa, num centro de acolhimento temporário para crianças em perigo chamado “Casa das Cores”, em Lisboa. Foi uma vivença tão positiva que fiquei com muita vontade de voltar a esta cidade com tanto charme.
No mês de Fevereiro, candidatei-me através da Asociación Mundus a uma vaga de Serviço de Voluntariado Europeu na Junta de Freguesia de Lumiar para o projecto  “Make a Move!”. Foi uma surpresa enorme ser a pessoa seleccionada e sinto-me muito afortunada.
O 1 de Março começou a minha aventura. A Associação Spin, a minha organização de acolhimento, recebeu-me com um maravilhoso almoço de boas-vindas onde conheci a outros voluntários. Há um pessoal muito fixe neste sítio e desde o primeiro momento senti-me como em casa.





Até agora levo três dias como voluntária no CAF de São Vicente, em Telheiras. Embora os primeiros dias são um período de adaptação, já estou a fazer muitas actividades giras. Por exemplo, fui visitar a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e participei numa dinâmica com crianças da escola que consistia numa gincana ao ar livre. Os meninos coordinavam as actividades e jogavam com as pessoas da APCL. Também fui membro dum júri num karaoke, monitor nas aulas de xadrez, basquetebol e teatro e guia no Museu Nacional de História Natural e de Ciência.
A educação não formal é uma área nova para mim, mas estou a comprovar que gosto dela. Tenho muita vontade e motivação para superar tudos os reptos que ficam nestes 9 meses de voluntariado, aprender muitas coisas e aportar a minha percepção de professora. Em resumo, espero contribuir de forma positiva neste programa e viver uma experiência inolvidável.


Lucía 

0 comentários:

Enviar um comentário