18 maio 2012

Can I ask you something?... Posso perguntar-te uma coisa?...




“Can I ask you something?” - ”Posso fazer uma pergunta?” é um projecto internacional e inter-geracional que tem como principal temática a Democracia e Participação activa na sociedade.

Este projecto envolve parceiros de Itália e de Portugal que têm como pano de fundo comum o dia 25 de Abril como o dia de liberdade.

Tanto jovens como idosos Italianos e Portugueses são convidados a partilhar o que entendem por “democracia” e por “participação” e de que forma estes conceitos e práticas fazem parte do seu dia-a-dia e da sociedade em geral, tal como a presença da ‘sombra’ da ditadura que ambos os países viveram. O produto final será o resultado dessas partilhas e actividades materializado num vídeo com todas as entrevistas efectuadas.

São três os principais objectivos desta actividade internacional:
•    Promoção e o estímulo da participação activa dos jovens na vida democrática, envolvendo os idosos como uma fonte de conhecimento/sabedoria viável para as novas gerações;
•    Alargamento de possibilidades de sociabilização e de convívio inter-geracional tendo a democracia como principal tema;
•    Oferta da oportunidade aos jovens de comparar/confrontar a sua situação com a de jovens provenientes de outros países europeus no que concerne a estas temáticas.

Este projecto irá desenvolver-se em várias fases:
1.    Registo em vídeo de entrevistas a jovens e idosos portugueses seleccionados para conhecer a sua percepção de Democracia e de Participação tal como a forma como a praticam;
2.    Acolhimento de alguns jovens participantes italianos em Portugal para uma troca de ideias e resultados das entrevistas;
3.    Encontro entre os jovens dos dois países em Itália para uma reflexão conjunta sobre a democracia e como esta é encarada em ambos os países.

Não percas a oportunidade de participar neste projecto e contribuir para a democracia em Portugal e no Mundo! Posso fazer uma pergunta?!

Para mais informações e inscrições, contactar: intercambios.spin@gmail.com, 914519264, 217145520.

0 comentários:

Enviar um comentário