11 fevereiro 2013

Democracy and Revolutions - inscrições abertas

Mudança, Liberdade, Direitos, Revolução, Democracia: são conceitos familiares aos Portugueses. Sabemos a importância e o valor da liberdade - seja liberdade de expressão, de associação, de movimento, de pensamento. Sabemos da necessidade de mudança e, por vezes, de uma revolução para conseguirmos essa mesma liberdade. Sabemos também que sem democracia não se consegue esta liberdade. Sabemos porque o dia 25 de Abril de 1974 teve/tem uma influência determinante para a Democracia em Portugal e para as nossas vidas. 

Mas, quase 40 anos volvidos sobre este dia, o que sabemos realmente? O que sabemos sobre Democracia? O que sabemos sobre Liberdade? O que mudou nestes quase 40 anos e o que precisa de ser mudado para que não percamos os valores de Abril? 

O projecto Democracy and Revolutions, promovido pela Associação Spin e pela Junta de Freguesia de Carnide, em Portugal, e pelas Associações Xena e Fuori Target, na Itália, propõe-se pensar com os diversos jovens participantes sobre estes conceitos e acontecimentos – o que entendemos por democracia? E por participação? O que significa liberdade? Porquê a “Revolução dos Cravos”? Qual o impacto desta Revolução na vida quotidiana dos cidadãos?

Estas e outras questões vão ser debatidas pelos 16 jovens participantes, vindos de Portugal e Itália. Este será um projecto dividido em momentos específicos de entrevistas e fotografias de rua, pesquisa sobre os movimentos revolucionários em Portugal e Itália, reflexão sobre o material recolhido e partilha de conceitos e ideias. 

No final do projecto, um encontro entre os jovens Portugueses e Italianos terá lugar em Lisboa, sendo partilhados todos os resultados e imagens recolhidas. O projecto culminará com uma exposição comemorativa do 40º aniversário da “Revolução dos Cravos”, sendo expostas as contribuições dos jovens participantes.  

Juntos vamos falar de Democracia. Juntos vamos falar de Revoluções. 


Se tens entre 18 e 30 anos, participa neste projecto! Contacta-nos para intercambios@a-spin.pt ou através dos telefones 914 519 264 / 217 145 520 para saberes mais informações! 

0 comentários:

Enviar um comentário