13 fevereiro 2013

Último mês em Lisboa - Kyriakos


Uma aventura de Junho (2012) a Fevereiro (2013)...

O que significa isto? Pode-se dizer que são duas datas que definem 9 meses. E isso estaria correto. Mas trata-se muito mais do que isso. Um período fantástico que se materializa numa das melhores experiencias da minha vida. O meu Serviço Voluntário Europeu (SVE). Gostaria de encontrar as palavras apropriadas para partilhar convosco os sentimentos que me enchem neste momento. No fim de Fevereiro o meu projeto vai terminar, e ainda não posso acreditar quão rápido o tempo passou, porque ainda lembro do meu primeiro dia em Lisboa, em Junho de 2012. Cada dia, desde Junho até agora, tenho estado entre pessoas que fizeram a minha vida maravilhosa. 

As pessoas da minha associação de acolhimento aqui, em Lisboa, a “Associação Spin”, têm feito o melhor que podem para eu receber novas capacidades e para eu ter uma vida sem problemas e cheia de alegria. Desde o primeiro dia, no escritório, eu e a minha colega SVE da Húngria, a Marietta, sentimos que a Spin era como a nossa família portuguesa! E as coisas são assim, porque as pessoas da Spin (as nossas mentoras, a nossa tutora, as nossas colegas, os membros do concelho da direção) são, pelo menos, nossos amigos, que nos ajudam quando estão connosco em Portugal e promovem a aprendizagem de novas habilidades. 

Mais que isso, mais que as pessoas da minha organização, a minha experiência em Lisboa não seria a mesma sem muitas pessoas especiais, portuguesas e estrangeiras, que eu já encontrei aqui. Todas estas pessoas fazem me sentir agradecido por partilharem comigo as suas culturas, as suas almas, os seus pensamentos, os seus sonhos, os seus sorrisos. Nada seria o mesmo sem eles. Alguns deles estão ainda aqui, outros em Lisboa e outros no resto de Portugal, e continuam brilhar na minha vida. Quanto a alguns estrangeiros, os já partiam para os seus países e alguns dos portugueses que foram para outros países procurar trabalho e começar uma nova vida, longe da miséria que o FMI quer trazer em Portugal. 

Mas agora é tempo de escrever para uma cidade que eu gosto desde a primeira vez que a vi. Lisboa, uma cidade legendária, uma cidade maravilhosa, uma cidade tão linda e extraordinária que não encontro palavras apropriadas para incluir neste texto a sua beleza e importância por mim. Cada dia procuro mais informações sobre a história Lisboeta e o que encontro é um bilhete por uma incrível viagem à história da humanidade (por ex. a época dos descobrimentos). Cada coisa que encontro faz-me querer preocupar-me mais e mais, porque a viagem de conhecimento nunca pára. Mas Lisboa tem muito mais de oferecer que história. No início, oferece uma pintura da alma portuguesa com o fado, a cultura, a língua, a vida das pessoas simples nos seus bairros e a sua luz. Finalmente, devo dizer que cheguei tentado a descobrir Lisboa e descobri mais do que esperei. Descobri Portugal e os portugueses. Um dos mais belos países que eu já encontrei na minha vida e um povo muito emotivo e hospitaleiro. Eu cheguei a Portugal amoroso com Lisboa e agora estou a adorar de tudo no pais e no seu povo. 

Por fim, o meu SVE deu me a oportunidade de abrir uma porta que já queria abrir desde há muito tempo atrás. Há quem diga que esta não é a melhor altura para seguir os meus sonhos em Portugal. Mas mesmo que o problema esteja aqui, da mesma maneira que está na Grécia, estou confiante que podemos mudar o mundo onde vivemos. Por isso, quero continuar viver em Lisboa e ajudar esta mudança a acontecer. Estou cheio muito agradecido para com todas as pessoas que me ajudaram a manter esta porta aberta e ver dentro ela um futuro brilhante.

Muito obrigado à minha associação de envio em Grécia (“K.A.NE.”), à Spin, a Lisboa, a Portugal, aos meus amigos portugueses e estrangeiros! Muito obrigado SVE!

Kyriakos Stephanopoulos

0 comentários:

Enviar um comentário