26 setembro 2016

O SVE do João na Suécia!

Tanta gente, tantos momentos.
O meu tempo na Suécia tem sido brilhante, ofuscante, pesado, transformador e muito divertido! :)

Estou a fazer o meu período de  voluntariado numa pequena associação no Sul da Suécia chamada IFALL.
Trabalhamos com grupos de refugiados e comunidades locais em 2 cidades (Örkelljunga e Klippan) e desenvolvemos maioritariamente actividades de ocupação de tempos livres. Trabalhamos tanto como jovens como adultos, homens e mulheres. No fundo, promovemos espaços de reflexão, partilha e encontro para todos (O lema da associação é "Integration För Alla"), sem requisitos de papéis, vistos de residência ou complicações (a burocracia é um problema na Suécia... ).


E o que posso dizer sobre o meu tempo aqui?

Várias coisas! Em primeiro lugar, trabalho com pessoas muito especiais!
Tenho aulas de Sueco todas as semanas com dois voluntários da IFALL (o Stig e a Birgitta), que todos as semanas se juntam a nós no terreno de livre vontade e com enorme dedicação!


O Stig e a Birgitta, os nosso professores!


Uma das nossas aulas, com a cadela Nina, membro honorário da IFALL!



Also, tenho a possibilidade de desenvolver as minhas ideias e projectos!
Durante o mês de Julho desenvolvi um workshop de Fotografia em parceria com o Município. Os resultados foram espectaculares! :)

Uma vez por semana visitamos a cidade de Klippan, onde temos um segundo grupo de jovens refugiados. No geral vamos para jogar futebol e voleibol (o desporto é uma língua universal! Cristiano Ronaldo é a resposta mais comum quando lhes digo que venho de portugal! xD). No resto dos dias ficamos em Örkelljunga, onde há sempre muito que fazer!


Aula de Judo em Klippan.



Uma outra parte do meu trabalho aqui envolve os projectos de intercâmbio e formação. O local onde vivo situa-se junto a um lago, rodeado de natureza e com uma vista espectacular e é o mesmo local onde a IFALL desenvolve estes projectos. Partilhei este espaço com vários grupos e passei momentos muito especiais aqui!




Sobre o meu tempo aqui posso dizer que foi rápido, muito rápido.

Mas valeu muito a pena!

Mcumps,
João



0 comentários:

Enviar um comentário