02 fevereiro 2018

O testemunho da Cristina

Olá, meu nome é Cristina, sou da Espanha e estou em Lisboa há 3 meses, a cidade onde faço o meu SVE e em que vou passar mais 6 meses.

Eu quero começar meu testemunho dando conselhos a todas aquelas pessoas que estão pensando em ser voluntário, e para aqueles que não o fazem, também: faça isso, não pense muito, faça com medo, com alegria, com tristeza, com nostalgia ... mas faça isso, merece muito a pena. Então eu vou explicar o porquê.

Cheguei em Lisboa em 1 de novembro de 2017, com medo e incerteza, não vou te enganar, um novo país para se adaptar, uma nova língua, etc ..., esse medo diminui e até desaparece porque ... pensemos nas coisas boas: novo pessoas a conhecer, novas experiências, aprendizado e diversão, o "mau" é bem recompensado.

Eu percebo meu EVS em uma Sociedade de Esclerose Múltipla, e para mim, que eu amo minha profissão (eu sou educadora social) e as relações diárias com os usuários, estou encantada com a vida. Desde o primeiro momento, tanto os usuários como os colegas de trabalho me fizeram sentir parte de tudo, apesar da minha dificuldade com o português (calma, pouco a pouco, você aprende).

Hoje participei de projetos com várias atividades, ri, fiquei excitado, dançava sevillanas, me disfarçei, cantei, aprendi músicas, ditos populares, costumes portugueses ... Em geral aprendi e gostei de fazê-lo.

Digamos também sobre a cidade ... "Lisboa menina e moça" cantou Carlos de Carmo (sim, descobri que adoro fado). Lisboa é uma ótima cidade, muito bonita, com muitas ruas calmas e não tão silencioso para andar, milhões de pastelarias para retornar à Espanha rolando, deliciosos cafés em cada esquina, miradouros com vistas de ataque cardíaco, países naturais e praias infinitas, muita vida na rua, pessoas amigáveis ​​e sim, muitas inclinações também jjjj. É uma cidade que vale a pena descobrir, e que melhor maneira de fazê-lo durante 9 meses de sua vida.

Em geral, estou muito feliz por ter tomado essa decisão, não tão fácil, mas preciso crescer e seguir em frente, e acabei com esse testemunho quando comecei: animar-te para fazer um SVE, você não se arrependerá.

0 comentários:

Enviar um comentário