26 agosto 2020

Testemunho Nelson No. 1: Growing Together (CES/Jobs Project)


Chamo-me Nelson, tenho 26 anos, nascido em Paris mas criado na cidade de Vale de Cambra. Tenho formação académica de base em Direito, sendo a minha área de especialização os Direitos Humanos e o Direito Internacional.

            Estou a escrever este texto para dar o meu testemunho da minha experiência no projeto CES/Erasmus+ (jobs), “Growing Together” na Associação Spin, iniciado em maio de 2020.

            Para que este testemunho seja completo, convém aqui referenciar que a minha aventura na Spin começou mais cedo, mais precisamente em Junho de 2019, quando iniciei o meu estágio profissional de 9 meses. Até então, era eu, um jovem estudante, a terminar o meu mestrado, e com a vontade de poder começar a colocar em prática os conhecimentos obtidos. A Spin surge assim naquele que é o momento fulcral de qualquer jovem, a difícil e tempestuosa passagem da vida académica para a vida profissional. A minha seleção como estagiário Spin, é assim o marco de início da minha jornada profissional (e pessoal), de contínua aprendizagem, numa ONDG com uma vasta experiência no terreno e que me envolveu naquele que era o ambiente profissional que sem ter a real consciência, ambicionava.

            Finalizado o meu estágio profissional de 9 meses, encerra-se mais um ciclo, e novamente recaíram em mim (e como em qualquer jovem trabalhador) as questões/anseios: “E agora? O que se segue?”, a vontade sempre foi de continuar o meu trabalho, de poder começar a exigir de mim mais e dar frutos do meu esforço à organização.

A oportunidade surgiu com o projeto CES/Erasmus+ “Growing Together”. A chance de continuar envolvido numa equipa que já me conhece, que me ensinou, de poder continuar o meu trabalho e sobretudo de poder crescer profissionalmente, estabilidade e sentimento de confiança.

E porque este é um testemunho real, de uma pessoa fisicamente real, de um jovem de 26 anos, quero deixar nestas palavras escritas um repto. Vivemos tempos difíceis, agravados pela pandemia do Covid-19 é certo, mas que já antes da crise sanitária eram tempos difíceis para os jovens trabalhadores. O mercado de trabalho em Portugal (realidade onde me insiro) é instável, exigente, mas de uma exigência tão grande que acaba por ser injusta e incongruente. Vemo-nos cingidos a oportunidades escassas, muitas vezes pouco valorizadoras seja em termos profissionais como pessoais.

Desta forma, torna-se essencial/vital a existência de projetos como o “Growing Together” (ou outros), que incentivem as organizações, empresas, (etc...) a contratar, formar e a dar o seu contributo para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Não se trata só de dar a oportunidade, mas sim de valorização, estabilidade e formação.

A minha experiência na Spin tem assim um ponto de continuidade, inserido num ambiente onde já estou perfeitamente adaptado, um voto de confiança no meu trabalho e uma oportunidade de crescer mais, aprender mais. O trabalho na Spin é dinâmico exige constante espírito de adaptação aos diferentes desafios que todos os dias podem surgir. Desde coordenação de projetos (e compreender o seu ciclo e diferentes fases) ao trabalho em equipa, reúnem-se os fatores necessários ao crescimento profissional e pessoal.

Continuo assim, convicto e motivado a cumprir com o meu papel e acima de tudo grato pela oportunidade dada! O caminho segue...


Nelson Tavares

Lisboa, 25/08/2020

  

0 comentários:

Enviar um comentário