06 maio 2021

O testemunho da Joana (EP Youth Outreach - "Have your say in what the EP does for youth")

A Associação Spin esteve presente no Youth Network Event do Parlamento Europeu, onde representantes de cerca de 100 organizações juvenis de toda a Europa apresentaram e discutiram ideias sobre a estratégia do Parlamento Europeu para as organizações de juventude.

Esta iniciativa da EP Youth Outreach, a equipa responsável pela organização do European Youth Event, dá continuidade ao evento “Have your say in what the EP does for youth” de 2019, realizado em Bruxelas, que foi pioneiro por se destinar sobretudo a estreitar relações com organizações as regionais e locais. Esta segunda edição realizou-se online, nos dias 25 e 25 de fevereiro, incluindo ainda um momento preparatório e um de networking pré-evento, tornando o programa simultaneamente completo e leve. Os trabalhos foram marcados pelo entusiasmo de todos os envolvidos, pelo ambiente descontraído e agradável e uma dinâmica constante criada quer pela diversidade dos participantes, quer pelo modo como foi organizado. 

O evento foi pautado por várias sessões de trabalho em pequenos que permitiram aos participantes expressar livremente as suas opiniões e reflexões, e apresentação de propostas a membros da equipa do Parlamento Europeu. Em jeito de brincadeira, estes anunciaram querem um verdadeiro “casamento” entre o Parlamento Europeu e as organizações juvenis, e não um mero “romance temporário”. Para alcançar tal, uma das ideias constantemente reforçadas forma a necessidade de um trabalho contínuo e co-construído que coloque os jovens mais perto dos processos de decisão sobre as atividades e campanhas que se destinam a eles, e da criação de ações educativas concretas para e com os jovens - todos os jovens, e não só em época de eleições. Os presentes deram igualmente ênfase à importância de eventos e campanhas internacionais darem lugar a um trabalho continuado entre todos os envolvidos, sendo que tem sido visível, desde 2019, o compromisso assumido pela Youth Unit para uma cooperação regular bilateral. Reconheceu-se igualmente, necessidade de facilitar o contacto entre os próprios trabalhadores de juventude, em eventos e plataformas específicas. 


A nível pessoal, para mim, Joana Freitas, jovem portuguesa de 25 anos, está a ser extremamente gratificante - e, diga-se, interessante e divertido! -  representar a Spin neste processo e fazer parte com um grupo de participantes com idades, profissões e organizações diferentes, mas extremamente motivado e determinado para se fazer ouvir e uma equipapronta e disponível para nos ouvir, que mostrou um verdadeiro interesse em enfrentar as dificuldades acrescidas ir para lá da "bolha de Bruxelas", com quem já reuni após o evento para apresentar propostas. Tal como na primeira edição, no fim do evento senti um entusiasmo renovado, vontade de fazer mais, cooperar e concretizar os resultados obtidos. Obrigada por mais uma oportunidade de aprendizagem e crescimento, Associação Spin!


0 comentários:

Enviar um comentário