02 maio 2011

Dia-a-dia do Jorge, nosso voluntário em Espanha

Passados quase dois meses, após iniciar esta experiência, Alicante não me deixa de surpreender, quer através da sua população bem como as suas praias ;-) e ainda falta muito por descobrir.

Estou a realizar o meu voluntariado no Centro 14, que pertence ao Ayuntamiento de Alicante (Câmara Municipal de Alicante) que organiza e oferece aos jovens alicantinos diversas actividades de ócio e tempo livre (desportivas, artísticas, formativas, etc;), todo o tipo de informações relativas a programas, bolsas, ofertas às quais os jovens podem candidatar-se, entre estes, está o programa Juventude em Acção, bem como uma vasta gama de serviços. (Para mais informações podem consultar o site www.centro14.com.)

O Centro14 dispõe de outro espaço, localizado na zona norte de Alicante, onde estou actualmente a realizar o meu voluntariado, o Centro14 Unamuno. Para além de oferecer workshops formativos-laborais e actividades lúdicas aos jovens, orienta e deriva os jovens para outros serviços existentes no Centro14 bem como para outras entidades. O Centro14 Unamuno conta ainda com o serviço gratuito de assessoria jurídica para os jovens.

As minhas funções passam por colaborar com as informadoras do Centro na divulgação e promoção junto aos institutos, das nossas actividades e do respectivo centro e na dinamização do local. Apresentaram-me igualmente o desafio de promover o Serviço Voluntario Europeu pela zona norte de Alicante. Desafio este que estou a desenvolver...

Participo igualmente no “Programa La Nevera”, levado a cabo pelo psicólogo do Centro, que pretende educar os jovens para uma vida saudável. Este programa aborda três áreas, a sexualidade, a alimentação e as habilidades sociais. Para além de apoiar os monitores, participo na dinamização das actividades realizadas nos institutos de Alicante. Propuseram-me de igual forma, a elaboração de um projecto, tendo em vista o aperfeiçoamento do programa.

Recentemente comecei a trabalhar no programa “Juventude em Acção” e com uma ferramenta extraordinária, o Eurodesk. Em parceria com outro voluntario e a responsável do programa, o meu trabalho consiste em receber os jovens alicantinos que pretendam realizar ou necessitem informações acerca do serviço voluntario europeu e, posteriormente contactar com as associações que estes seleccionem. Colaboro também na realização da agenda juvenil, lançado pelo Centro14 todos os meses.

Para além de tudo isto, tenho a liberdade de poder participar nas actividades organizadas pelo Centro e de poder apresentar as minhas ideias.

Por último, 4 horas por semana, tenho curso de espanhol.

E assim é o meu dia-a-dia.
Un saludo,
Jorge Machado

0 comentários:

Enviar um comentário