14 fevereiro 2012

Voluntária em Manresa (Barcelona, Espanha)

A minha aventura começou no dia 13 Janeiro 2011 quando de malas e bagagens saí em direcção a uma nova aventura em Espanha. Anteriormente, estive no Norte da Suécia, em Arvidsjaur, a realizar o Programa Leonardo da Vinci e depois desta experiência queria muito prolongar a minha experiência em outros países.
 Depois de regressar a Portugal, decidi contactar a SPIN que desde o inicio ajudou-me ao nível do encaminhamento e selecção de projectos.
Procurava um projecto de longa duração, que fosse entre 9 meses a um ano. Entre várias opções, surgiu a oportunidade de fazer o Projecto de Voluntariado Europeu (EVS) na região da Catalunha em Espanha com duração de 1 ano. O local que me acolheria seria uma pequena cidade perto de Barcelona. Esta cidade incorporada no coração da região é um dos lugares onde se preserva mais e de forma mais profunda a cultura e tradição catalã. Aqui, neste bonito lugar não se falar quase espanhol, se parla català (fala-se catalã) , e valoriza-se todos os hábitos e tradições que são tipicamente catalãs. Mas não se preocupem, obviamente que para quem não fala catalã ou mesmo não entende este idioma, existe a opção de tradução para espanhol (castellano) que quase todos sabem falar mas que preferem não o fazer.
Durante meu projecto EVS vivi num apartamento com outros voluntários europeus. Durante meu projecto vivi com duas raparigas de França, uma de Inglaterra, uma da Letonia, duas de Italia e uma da Polonia e um rapaz da Irlanda. No fundo, formamos uma grande família que não estaria completa sem a nossa Coordenadora, que nos ajudou e continua a ajudar os que estão em projecto de forma incondicional.
Ao nível de trabalho, explorei uma das áreas que mais gosto: educação social em um bairro desfavorecido na periferia de Manresa. Trabalhei juntamente com dois educadores sociais e em conjunto desenvolvíamos trabalho em um Centro Comunitário com crianças em risco e socialmente desfavorecidas. O nosso trabalho passava um pouco por transmitir-lhes regras e valores da sociedade e, em simultâneo conseguir que estes fossem capazes de estruturar objectivos e lutar por estes para que um dia mais tarde sejam cidadãos activos na sociedade.
Oriundos de famílias socialmente desfavorecidas, que viviam com poucos recursos e que muitas vezes nem mesmo têm acesso a comida, a pouco e pouco, estas crianças vão conquistando a alegria e a sabedoria de viver.
Afortunamente, sempre tive todos os recursos e apoios necessários para realizar um bom trabalho. Inicialmente, o catalã, foi um pouco difícil para mas felizmente ao longo do tempo pude superar esta barreira.
Paralelamente a este projecto, foi-me possível desenvolver um outro projecto que continua ainda em processo. Organizar, planificar e elaborar a aplicação de um Intercambio foi outro dos desafios. Juntamente com a minha coordenadora, estruturamos este projecto que visa juntar jovens de seis países, Portugal, Espanha, Grecia, Turquia, Romenia e Bulgaria na cidade Manresa no próximo mês de Abril 2012.
Depois de um ano em Manresa, e de muitas novas aprendizagens, regressei a Portugal, com recordações e novos projectos que estarão certamente presentes no meu futuro independentemente das escolhas que fizer. Obrigada por esta oportunidade!

Sara Marques

Intercâmbio juvenil internacional em França - “Dance along: Culture shock therapy!”

Participa num intercâmbio juvenil em França: “Dance along: Culture shock therapy!”  (25 de Junho a 2 de Julho 2012).

Junta-te aos jovens da Roménia, Eslováquia e França na criação do vosso próprio vídeo-clip neste intercâmbio juvenil “Dance along: Culture shock therapy!” em Redon, Bretagna (França).

Todos os custos de alimentação, alojamento e participação nas actividades estão cobertos a 100%, o custo da viagem estará coberto em 70%! Os participantes devem ter entre 18 e 25 anos e nunca ter participado no Programa Juventude em Acção.

Todos os participantes seleccionados deverão proceder à sua inscrição como sócios da Spin e/ou regularizar a sua quota para o ano de 2012.

O alojamento será em tendas de campismo e todos os participantes terão a oportunidade de cozinhar e organizar todas as actividades em conjunto. O programa inclui jogos de apresentação, quebra-gelos, momentos de dança e canto, criação de um video-clip, jantares/noites interculturais e sobretudo a partilha das respectivas culturas e o derrubar de espereótipos… várias  actividades relacionadas com o diálogo intercultural.

A ficha de inscrição pode ser solicitada através de um email enviado para intercambios.spin@gmail.com. A ficha preenchida deverá ser enviada de volta para intercambios.spin@gmail.com ou entregue pessoalmente na sede da Spin juntamente com uma fotocópia do BI/passaporte. 

Envia-nos a tua inscrição até dia 1 de Março

Para mais informações e inscrições, contacta-nos para: intercambios.spin@gmail.com, 914 519 264       ou            217 145 520.


Duas voluntárias SVE na Turquia...

First of all let us introduce ourselves! Somos a Catarina e a Sofia, portuguesas de gema  que embarcaram numa longa viagem de 6 meses para o belíssimo sul da Turquia, Fethiye. Como nós dizemos a todos os nossos amigos, está a ser claramente ‘the journey of a lifetime’.
Quando partimos íamos com muitos sonhos e expectativas, inicialmente o nosso projecto seria todo ele em volta da tartaruga carreta carreta que no verão vem às stunning beaches de fethiye para se reproduzir. No entanto quando aqui chegámos bem, na realidade, só vimos uma tartaruga, e não era uma carreta carreta. De tudo o que nós esperávamos deste EVS só uma coisa correspondeu à realidade, a beleza do sítio onde vivemos. Com isto não queremos dizer que ficámos desiludidas, bem pelo contrário, estamos a adorar esta experiência, que nos tem feito crescer bastante como pessoas. Antes de virmos todos nos diziam para ter cuidado com os turcos, que não eram boa rés, bem na verdade, são provavelmente as pessoas mais simpáticas e acolhedoras que alguma vez conhecemos, claro que os homens são mais saidinhos da casca com os olhares furtivos sobre nós but like we say in turkey, problem yok (no problem)!
Encarámos o nosso EVS com outros olhos, dado que este foi o primeiro inverno da nossa associação o nosso patrão ainda tem algumas dificuldades em arranjar actividades, e no inicio ficámos chateadas porque no fim de contas não ia haver carreta carreta  para ninguém mas não havia nada a fazer, elas estão no mar portanto por enquanto não podemos ajudar. Depois de alguma frustação inicial fez-se luz na nossa cabeça, percebemos que o nosso EVS era construi o mesmo, ajudar esta associação, que tão bem nos recebeu, a crescer, dando ideias ao nosso patrão de novas actividades, fazer constantemente meetings na sala para discutir o que estava bem e o que tínhamos de mudar, e aos poucos e poucos as coisas lá vão mudando. Também os voluntários que aqui conhecemos não corresponderam às nossas expectativas, superaram! Claro que estávamos à espera de conhecer boas pessoas e ter um bom EVS com elas mas tem sido mais do que isso, aqui criámos amigos, verdadeiros amigos que sabemos que a duração da nossa amizade não se cinge a um EVS mas para os tempos vindouros.
 Sabemos que o mundo está em crise, Portugal está em crise, a Europa toda está em crise mas se há uma coisa que não se pode acabar é os EVS’s , na nossa opinião até deveria ser obrigatório fazer um pois é uma oportunidade única de conhecer novas culturas, novas pessoas, ter novas experiências e acima de tudo crescer, aprender e melhorar enquanto pessoa.
More 2 months to go (infelizmente…) but so far so good, awesome, perfect!
Catarina & Sofia 

Com o apoio de:

09 fevereiro 2012

Intercâmbio Juvenil Internacional - Lisboa Africana

Lisboa Africana (30 de Março a 05 Abril 2012)

Intercâmbio internacional de jovens de 5 países que pretende explorar e compreender a diversidade e a complexidade da Lisboa Africana e a sua relação com a comunidade que a rodeia. Os participantes deste intercâmbio terão a oportunidade de entrar em  contacto com as relações históricas, políticas, económicas e culturais entre Portugal e África; de explorar temas como o racismo, imigração, identidade; de experimentar a música, dança e comida africana e de descobrir a geografia física e social da Lisboa Africana.

A participação neste intercâmbio é totalmente gratuita para os jovens portugueses. Para serem seleccionados os jovens deverão ter idades entre os 16 e os 30 anos e preencher a ficha de inscrição (pode ser solicitada através de um e-mail enviado para intercambios.spin@gmail.com).

A ficha preenchida deverá ser enviada de volta para intercambios.spin@gmail.com ou entregue pessoalmente na sede da Spin juntamente com uma fotocópia do BI/passaporte.

Envia-nos a tua inscrição até dia 20 de Fevereiro!

Os resultados da selecção serão enviados a todos os interessados até dia 22 de Fevereiro.

Para mais informações e inscrições, contacta-nos para intercambios.spin@gmail.com, 914519264, 217145520.

Com o apoio de:

Intercâmbio Juvenil Internacional - EcoYoung

EcoYoung (15 a 22 Abril 2012)

Será um encontro entre 20 jovens de Hungria, Polonia, Italia e Portugal que terá por objectivos principais partilhar uma experiência intercultural relacionada com o tema do ambiente e promover maneiras de cuidar do mundo e dos seus recursos naturais, assim como apresentar boas praticas implementadas a nível local e internacional.

A participação neste intercâmbio é totalmente gratuita para os jovens portugueses. Para serem seleccionados os jovens deverão ter idades entre os 16 e os 30 anos e preencher a ficha de inscrição (pode ser solicitada através de um e-mail enviado para intercambios.spin@gmail.com).

A ficha preenchida deverá ser enviada de volta para intercambios.spin@gmail.com ou entregue pessoalmente na sede da Spin juntamente com uma fotocópia do BI/passaporte.

Envia-nos a tua inscrição até dia 20 de Fevereiro!

Os resultados da selecção serão enviados a todos os interessados até dia 22 de Fevereiro.

Para mais informações e inscrições, contacta-nos para: intercambios.spin@gmail.com, 914519264, 217 145 520.

Com apoio de: