First of all let us introduce ourselves! Somos a Catarina e a Sofia, portuguesas de gema que embarcaram numa longa viagem de 6 meses para o belíssimo sul da Turquia, Fethiye. Como nós dizemos a todos os nossos amigos, está a ser claramente ‘the journey of a lifetime’.
Quando partimos íamos com muitos sonhos e expectativas, inicialmente o nosso projecto seria todo ele em volta da tartaruga carreta carreta que no verão vem às stunning beaches de fethiye para se reproduzir. No entanto quando aqui chegámos bem, na realidade, só vimos uma tartaruga, e não era uma carreta carreta. De tudo o que nós esperávamos deste EVS só uma coisa correspondeu à realidade, a beleza do sítio onde vivemos. Com isto não queremos dizer que ficámos desiludidas, bem pelo contrário, estamos a adorar esta experiência, que nos tem feito crescer bastante como pessoas. Antes de virmos todos nos diziam para ter cuidado com os turcos, que não eram boa rés, bem na verdade, são provavelmente as pessoas mais simpáticas e acolhedoras que alguma vez conhecemos, claro que os homens são mais saidinhos da casca com os olhares furtivos sobre nós but like we say in turkey, problem yok (no problem)!
Encarámos o nosso EVS com outros olhos, dado que este foi o primeiro inverno da nossa associação o nosso patrão ainda tem algumas dificuldades em arranjar actividades, e no inicio ficámos chateadas porque no fim de contas não ia haver carreta carreta para ninguém mas não havia nada a fazer, elas estão no mar portanto por enquanto não podemos ajudar. Depois de alguma frustação inicial fez-se luz na nossa cabeça, percebemos que o nosso EVS era construi o mesmo, ajudar esta associação, que tão bem nos recebeu, a crescer, dando ideias ao nosso patrão de novas actividades, fazer constantemente meetings na sala para discutir o que estava bem e o que tínhamos de mudar, e aos poucos e poucos as coisas lá vão mudando. Também os voluntários que aqui conhecemos não corresponderam às nossas expectativas, superaram! Claro que estávamos à espera de conhecer boas pessoas e ter um bom EVS com elas mas tem sido mais do que isso, aqui criámos amigos, verdadeiros amigos que sabemos que a duração da nossa amizade não se cinge a um EVS mas para os tempos vindouros.
Sabemos que o mundo está em crise, Portugal está em crise, a Europa toda está em crise mas se há uma coisa que não se pode acabar é os EVS’s , na nossa opinião até deveria ser obrigatório fazer um pois é uma oportunidade única de conhecer novas culturas, novas pessoas, ter novas experiências e acima de tudo crescer, aprender e melhorar enquanto pessoa.
More 2 months to go (infelizmente…) but so far so good, awesome, perfect!
Olá Catarina,
ResponderEliminarFiquei muito bem impressionada com a vossa sensibilização para com o voluntariado.Como também sou voluntária, sinto que o voluntariado contribui para o desenvolvimento das capacidades dos próprios voluntários, assim como também promove oportunidades de aprendizagem, que passa a ser muito importante para o vosso curriculum.
Jinhos
Luisa Gonçalves
Olá Catarina,
ResponderEliminarÉ muito bom saber que praticas voluntariado, pois o ano de 2011 foi o ano do voluntariado.Também sou voluntaria e sinto que deves sensibilizar pessoas para que o sejam também.Em Portugal existem 500.000 voluntários.
O voluntariado contribui para o desenvolvimento das capacidades dos próprios voluntarios, assim como promove oportunidades de aprendizagem, o que é de certo modo muito bom para o teu curriculum.Xau,jinhos
Luisa