08 janeiro 2016

Intercâmbio em Kobuleti: o testemunho do Tiago

Esta foi a minha primeira experiência neste tipo de programas e não podia estar mais satisfeito com o resultado.

Esta experiência enriqueceu-me a nível cultural, nunca tinha estado/conhecido nenhum cidadão dos paises envolvidos neste projecto (Portugal, Turquia, Croácia, Polónia, Arménia e Geórgia). Tive oportunidade de conhecer costumes, tradições e uma diversidade incrível de modos de vida, assim como de expor, explicar e demonstrar costumes da vida portuguesa.

O objectivo principal deste YE era ser tolerante e acho que o atingimos com sucesso. Tínhamos culturas tão distintas umas das outras que pensei por momentos ser impossível criar laços, destruir barreiras ou erradicar estereótipos mas estava enganado.

Todos nos aceitámos mutuamente e com a noção que apesar de religião, costumes ou tradições, somos todos seres humanos que partilhamos uma casa em comum, o planeta Terra. Conheci pessoas fantásticas a quem desejo tudo de bom e que consigam cumprir os seus objectivos de vida e acima de tudo, serem felizes tal e qual como são. 

Despertou em mim o desejo de neste ano 2016 aprender a falar uma nova língua, e de me cultivar ainda mais. O conhecimento não tem fim.


Posso dizer que tinha a ideia pré concebida de que neste tipo de programas criamos laços momentâneos ou amizades com a duração do projecto. Contra a minha ideia e expectativas iniciais, encontrei pessoas (de culturas diferentes, de paises diferentes e com costumes diferentes dos meus) com quem me identifiquei muito, criamos amizades verdadeiras e inclusive vamos reunir-nos este ano novamente! :)

Foi sem duvida uma experiência maravilhosa que me proporcionou não só tudo o que mencionei em cima, mas também conhecer um novo pais. 

Quero repetir, quero voltar para Kobuleti! 

Tiago

0 comentários:

Enviar um comentário