04 março 2016

O testemunho do Diogo, voluntário SVE na Polónia

147. Dos 180 dias do meu projecto de voluntariado já passaram 147. Falta 33 dias para voltar a Portugal e os dias já me começam a saber a pouco. Já começo a sentir o tão famoso sentimento de ansiedade por querer voltar e por não querer partir. Por enquanto tenho de me ir contentando com isso e com a possibilidade de partilhar a minha experiência.  

Isto de se vir para um SVE não é coisa fácil. Não é no início quando só se pensa no que está para vir e não é agora que temos de lidar com tudo o que acontece - e ainda por cima noutro país e cultura! Mas isso faz tudo parte da tão bem dita experiência de SVE.

Por aqui, em Wroclaw (Polónia), trabalho na TRATWA, uma organização criada após umas cheias em 1997 e que retira da jangada o seu nome. Hoje já não se dedicam a catástrofes naturais mas sim a trabalhar com grupos em risco de exclusão social e tentar melhor a vida social e cultural de tantos outros, promovendo as ideias da Europa.


Foi com o objectivo de desenvolver projectos com jovens, seniores e junto da Capital Europeia da Cultura 2016 que vim para aqui. E foi isso que fiz. O trabalho nunca é certo e varia sem com as necessidades, por isso, com os mais jovens organizamos workshops (na associação e em escolas) onde promovemos ferramentas como o trabalho de equipa, pensamento crítico e sensibilização para a cultura e diferenças sociais. Com os seniores dedicamos-nos a um saboroso workshop de culinária típica portuguesa e espanhola semanal (algumas vezes polaca) e, apenas eu, a um curso de animação linguista de inglês. Depois destas actividades ainda há a mais cultural delas todas - estar inserido no grupo de voluntários estrangeiros da Capital Europeia da Cultura e poder participar em alguns dos eventos (bem com fazer trabalho mais chato como traduções).



Todo este trabalho se tem provado bastante exigente e necessita de uma equipa forte e capaz de se suportar. Felizmente aqui encontrei essa equipa com a minha compatriota Isa e "nuestra hermana" Laura. É em equipa eu enfrentamos os desafios diários do trabalho e da vida num país tão culturalmente distante do nosso. Também é em equipa que construímos a nossa vida social; felizmente Wroclaw tem muitos voluntários para onde nos virarmos e muitos sítios em redor para visitar.


Agora, a 33 dias de terminar o meu voluntariado, estou a dedicar-me a construir o meu projecto pessoal - a exibição de um festival de curtas portuguesas em Wroclaw e um pequeno concurso de curtas para os jovens da associação. Por estes próximos 25 dias, este vai ser o meu desafio, depois - antecipo - será lidar com as despedidas.

E até agora é este o resumo do meu SVE. Uma mistura semi-amarga (porque coisas más também as há!) de trabalho, viagens, risos, experiências e muito frio. 

Escrito a 27 de Fevereiro de 20016. Wroclaw.

Diogo Pereira

0 comentários:

Enviar um comentário