14 dezembro 2015

O testemunho do Roberto, voluntário italiano SVE em Lisboa!

Às vezes na vida você pode encontrar umas oportunidades que precisam de uma escolha. Não é sempre  fácil mas  você tem só de ouvir seus instintos e pronto! Então estou aqui, da minha pequena cidade no norte da Itália até Lisboa, a maravilhosa capital de Portugal.



Acabado de chegar, já me senti em casa, no meu fantástico “Apartamento dos Anjos”, compartilhando os espaços com rapazes e raparigas de toda a Europa; claro, não é fácil morar com mais oito pessoas, principalmente quando tenho de cozinhar ou preciso da casa do banho, mas nunca fico souzinho e, para qualquer problema, há sempre alguém para conversar um pouco enquanto se bebe um chá (ou uma cerveja, se o problema é grande).




A Associação Spin me acolheu carinhosamente com um prato de lasanha e com uma ginjinha,  excelente momento para conheçer os outros voluntários e a Associação Azimute Radical, onde eu vou trabalhar neste ano me mostrou as realidades de Carnide e do Bairro Padre Cruz, lugares diferentes do centro de Lisboa, mas que ajudam a perceber que nem tudo, na cidade, é feito para o turismo: Lisboa vive do trabalho das pessoas que moram, amam, esforçam-se para melhorar esta cidade diariamente.



E eu não posso esquecer do maravilhoso idioma que nos acompanha diariamente: o portugues! É incrível ver italianos, polacos, espanhoes conversar sobre tudo sem problema nenhum (mas o sotaque brasileiro fica sempre no meu coração).




Trabalhando, saindo com os amigos, descobrindo as muitas iniciativas culturais que a cidade oferece, esperando o iminente começo da faculdade, este primeiro mês passou rapidamente e estou cada vez mais convencido que eu fiz a escolha certa.

Roberto

0 comentários:

Enviar um comentário