14 maio 2019

O testimunho da Barbára

Estou há pouco mais de um mês na Bratislava e minha experiência de voluntariado tem sido incrível! No meu caso, tenho desempenhado tarefas variadas o que ajuda a semana a ser mais dinâmica e nem um pouco maçante: até agora para além das atividades do dia-a-dia, tivemos a chance de ir falar com jovens do high school sobre as oportunidades de Erasmus em uma cidade pequena, próximo à fronteira com a Hungria.

Para além da atividade em sala de aula onde começamos a quebrar o gelo e explicamos os programas de ESC e Youth Exchange, levamos os alunos para fora para conduzir uma atividade mais dinâmica e descontraída e que prezasse pelo maior envolvimento dos mesmos.

Ter estado nesta cidade e conhecido esses jovens me fez descobrir diversas questões sobretudo históricas e culturais sobre esta parte da Eslováquia, para além de ser bom ter um dia de atividades produtivas fora do escritório e conhecer uma nova localidade.

Nas semanas seguintes, ingressei em atividades promovidas também fora do escritório. Junto do Career Center, participo de um workshop de aconselhamento profissional voltado a imigrantes em um centro comunitário da Mareena, onde consigo obter não apenas uma perspectiva sobre o mercado de trabalho local mas também ouvir sobre a história de colegas de outros países que buscam a inserção no mercado de trabalho eslovaco.

Na European Youth Week nós estivemos em um festival na beira do Danúbio com um stand junto de outras organizações para falar com as pessoas acerca das oportunidades de voluntariado, Trainee e Youth Exchange e foi um momento muito interessante onde pude conhecer pessoas trabalhando com a temática e descobrir um pouco mais sobre outras organizações e até mesmo as outras pessoas do stand, visto que eram de pontos distintos da Eslováquia e me ensinaram coisas sobre o país além de darem dicas de localidades para visitação.

Recentemente estivemos também em uma feira para promover as atividades e oportunidades para jovens sob a égide do programa Erasmus + onde pudemos conversar com pessoas de idades variadas e explicar o passo-a-passo para os interessados. Ter contato constante com as pessoas traz uma nova ótica sobre todo o processo e tem sido enriquecedor em muitos níveis!




0 comentários:

Enviar um comentário