23 janeiro 2012

SVE da Laura em Carnide

"Sou voluntária, estou a fazer um programa de voluntariado financiado pela União Europeia, com a Junta de Freguesia de Carnide, no departamento da Juventude. Moro num apartamento internacional nos Anjos, com outros voluntários e estudantes Erasmus. Sim, gosto, gosto muito de Portugal e de Lisboa."

Tenho dito isto pelo menos 100 vezes nos últimos oito meses. É normal, quando estás num país que não é o teu, todas as conversas começam com a pergunta: “e por que é que estás aqui? que é que tu fazes?”.

SVE, Serviço Voluntário Europeu, é, acho eu, uma bênção para jovens com menos de 30 anos. É uma oportunidade para conhecer um outro país, o que te chama mais, com toda a sua cultura, língua e costumes. Mas a coisa mais valiosa é uma que nem estás à procura, nem achas que te falta. Conheceres-te a ti mesmo.

Porque o branco existe só ao lado do preto, o bom existe só ao lado do mal, o sol é melhor depois uma tempestade, também nós começamos a existir, ou, melhor dizendo, a perceber a nossa existência, o nosso ser, em contraste com uma outra cultura. Agora que falo Português, percebo melhor o Romeno.

Gostei imenso de estar aqui, no fim do mundo, “onde a terra se acaba e o mar começa”, como disse Camões, de descobrir as nostalgias de Portugal (o Romeno tem uma palavra para “saudade” - “dor”).

Queria agradecer à SPIN, a organização que tornou esta experiência possível  ao Carlos e à Lúcia  por serem a minha família durante este tempo, e à Junta de Freguesia, por ter uma mente aberta e uma atitude cheia de coragem, inovação e empenho.
Laura Balut

0 comentários:

Enviar um comentário