02 outubro 2012

Training Course – “Educate to Sustainability"

A Vera, o Helder e o Rodrigo foram participantes do Curso de formação "Educate to Sustaintability" promovido pela Associação Spin, em Palermo. Aqui fica o seu testemunho de uma semana intensa!

- Olá! Vera? Rodrigo? – Perguntava o Hélder aos recém-conhecidos companheiros de viagem, já na porta de embarque do El Prat, com destino à capital provincial siciliana. Não sabíamos que dali a uns minutos iam convidar-nos a pôr as malas no porão do avião, levando o Rodrigo a pedir cuidado porque tinha ali o cálice com o nome da cidade do portuense, e este abandonava a ideia de que os ovos moles iam chegar inteiros. E assim começou a viagem de uma semana difícil de prognosticar, especial de desfrutar e impossível esquecer.

Aterrámos em Itália, ilha Sicília, no passado dia 8, para participarmos no training course “Educate to Sustainability”. Era a nossa primeira formação através da Spin e do programa Youth in Action, facto que despertava uma curiosidade enorme capaz de alimentar dezenas de questões e palpites durante as longas horas de viagem.

Mas foi já em Collesano, uma pequena vila entre o mar e a montanha, que num curto espaço de tempo se iam conhecendo 21 jovens educadores vindos de 7 países europeus. Feitas as apresentações e tomada a primeira refeição da maravilhosa pasta italiana, era finalmente hora de descansar. Afinal, a semana que aí vinha prometia.

Os dias começavam bem cedo, geralmente com um pequeno jogo no jardim, para que todos ficassem bem acordados e, sobretudo, bem dispostos. Durante o dia, entre apresentações por parte dos formadores, trabalhos em grupo, análise de situações, visualização de pequenos filmes, entre outra série de dinâmicas não formais, foram imensos os temas abordados. Todos eles tinham sempre dois aspetos em comum: a sustentabilidade e a melhor forma de a transmitir aos outros. De realçar que esta era uma formação de educadores para educadores e que por isso os dois formadores, cujo trabalho foi realmente excecional, promoviam sempre a participação e interação de todos.

A meio da semana, o merecido “descanso do guerreiro”. Tivemos a oportunidade de visitar um centro de educação ambiental e ainda de conhecer Cefalú, uma cidade junto ao mar, na qual passámos uma tarde de convívio bem aproveitada. À noite, quer fosse a aprender danças de outras culturas quer a beber cerveja italiana num bar na vila, brindávamos sempre à alegria de estarmos rodeados de pessoas tão diferentes e interessantes.
            
Por fim, resta-nos agradecer à Spin pela oportunidade, que recordamos com uma saudade tão grande que assim que chegámos nos fez querer voltar.

Hélder, Rodrigo e Vera

0 comentários:

Enviar um comentário