11 março 2013

Estágio Leonardo da Vinci em Palermo (Itália)

Olá a todos! 

Estamos a realizar um Leonardo da Vinci em Palermo até Abril 2013 e tem sido uma experiência muito rica a vários níveis!

Palermo é uma cidade plana com vistas bonitas porque esta rodeada de montanhas e com praias mediterrânicas relativamente próximas da cidade, como Mondello. Apesar de ser inverno as temperaturas oscilam muito, tanto podem subir aos 17 e 20 graus como podem descer abruptamente e até cair granizo.

Palermo tem uma arquitectura incrível, a cada passo se encontra um misto de arquitectura italiana com arquitectura árabe e é costume enfeitar as janelas com vasos.

O transito é caótico e surreal em relação ao português: a prioridade é dos carros e o objectivo durante a condução parar o mínimo possível mesmo que se infringiam as regras de transito: um semáforo vermelho nem sempre significa parar, bem como pessoas na passadeira. Estacionar em paragens de autocarro, em cima de passeios bloqueado a passagem de peões é costume.

As famosas vespas estão por toda a cidade e dão contribuem para cenário especifico à cidade, é comum ver: condutores sem capacete, o pendura com um guarda chuva aberto nos dias de chuva e crianças em pé entre os braços do condutor levando assim toda a família numa vespa.

É costume encontrar as lojas fechadas da 13h as 16h30 para a "siesta".

O amor esta em toda a parte: mensagens escritas a grafitti revestem fachadas de edifícios. A expressão do amor é muito liberal é muito frequente ver casais de namorados de varias idades: abraçados, de mãos dadas, beijando-se, quer nos bancos dos jardins, em cima de vespas, nas paragens de autocarro, pelas ruas fora...

Palermo é a capital da Sicília e tem por isso uma grande variedade de oferta cultural grátis! Tivemos sorte de estar aqui durante a exibição da bienal de arte contemporânea. Para além disso, descobrimos uma zona cultural semelhante à "LX factory" em Lisboa: utilizando espaços amplos  de fabricas abandonadas para promoção eventos culturais por institutos europeus entre outros. Assim, podemos assistir a filmes gratuitos na sua língua original, o que é raro pois  em Itália é costume dobrar os filmes.

Não só o turismo mas no geral, as pessoas são muito simpáticas e comunicativas, acolhedoras e disponíveis para ajudar.

A máfia...."não se vê mas sente-se" dizem os sicilianos, embora nos ate agora não a sentimos, a ideia de homens de gabardina, óculos de sol por aqui é um mito explorado apenas em "souvenires".

Temo- nos divertido muito com a língua italiana, porque tem palavras iguais que usam com outro sentido ou contexto, como por exemplo "Burro", que è manteiga, "provar" que equivale ao "experimentar", "sentir" que equivale ao "ouvir", "prego" que se usa para dizer "de nada" ou "faz favor de passar", "pulito" que é "limpo", "bimbo" que é criança.

Na Associação Asterisco trabalhamos na área dos projectos europeus como o Leonardo da Vinci, o que passa por compreender todo o processo que este envolve nas suas varias fases. Tivemos a oportunidade de estar trocar experiências numa reunião de preparação de futuros participantes de Leonardos da Vinci de Itália que vão para Portugal em Março.

O aperitivo é um conceito italiano frequente na vida social nocturna: paga-se por volta 5 euros por uma bebida à escolha e está incluído toda a comida que põem à disposição. A comida pode ser desde batatas fritas, a massa, omelete, fatias de pizza, entre outros.

A comida siciliana é sem duvida uma das coisas que mais apreciamos aqui: a grande tentação são os canolli: uns canudos de bolacha com recheio de ricotta doce com pepitas de chocolate. Por aqui comer un canollo a acompanhar o café é tão comum como o nosso pastel de nata. Arancini são bolas de arroz malandro com recheio de carne ou legumes com manteiga, mozarela ou bechamel, cobertas de pão ralado e fritas do tamanho de uma laranja. Aqui na Sicília è costume servir os gelados dentro de um pão de leite ou brioche.

Recentemente encontramos uma Associação "Oficcina creativa intercultural" que disponibiliza cursos de italiano para estrangeiros grátis, na qual fomos muito bem recebidas. Os alunos do curso são de varias nacionalidades, vários níveis de habilitações literárias e oriundos de vários contextos socioculturais, embora com diferentes motivações. Aqui são organizados vários eventos interculturais, como cursos de línguas, de culinária, noites de contos ou poesia nas varias línguas maternas,entre outros.

Palermo é uma cidade muito rica a nível intercultural e é frequente a presença de emigrantes chineses e dos países vizinhos, em particular de países árabes como a Tunísia devido à proximidade geográfica. Em algumas cidades vizinhas è possível encontrar-se até bairros árabes semelhantes aos bairros chineses nos EUA.

O consulado de Portugal em Palermo não tem uma placa identificativa do local, nenhuma bandeira ou referencia portuguesa. O consulte honorário é um senhor italiano que aparenta 80 anos e não fala português como alias os restantes funcionários do consulado. Portanto, no caso de algum dia necessitarem de recorrer a este ou outros eventuais consulados em situações semelhantes, aconselhamos por experiência própria a recorrerem ao numero telefónico ou email do gabinete de emergência consular indicado no portal das comunidades portuguesas.

A nossa experiência esta a ser mais do que uma descoberta da cultura italiana, um encontro com uma grande multiculturalidade e sua influencia nas mais diversas áreas e como tal tem sido muito interessante e enriquecera.
Susana e Maria João

0 comentários:

Enviar um comentário