05 fevereiro 2014

Estágio Internacional: a Lídia de partida para Lyon

(*) Gosto muito de você… Lyon

Vou deixar para trás a família, o namorado, os amigos. Não vou estar presente em algumas datas especiais. Mas também vou deixar para trás o desemprego, a resposta constante a ofertas de emprego e as ofertas de estágio por 150 euros. 

Mas não se pense que vou ‘obrigada’, como tem acontecido com milhares de portugueses que têm abandonado o país. É uma experiência que há muito quero ter! Vou participar num estágio Leonardo da Vinci que me vai permitir uma experiência profissional internacional. Pela frente, um novo país, uma nova cidade e uma nova língua. Lyon vai ser a minha cidade durante quase três meses. Vai ser um desafio e uma oportunidade única! As datas já estão definidas. Ida a 3 de fevereiro e regresso a 21 de abril. Ainda não sei onde e como vai ser o meu alojamento. O local de estágio já está decidido. 

Os sentimentos são mistos e confusos. Têm um sabor agridoce. Por um lado, estou tão contente por ter sido uma das escolhidas para participar neste programa europeu e satisfeita pelo sítio onde vou estagiar. Por outro, quando regressar a Portugal (quase) tudo vai voltar ao mesmo: a missão diária de enviar CVs com o objetivo único de conseguir um trabalho.

Mas por agora vou concentrar-me em Lyon! Quero conhecer a cidade. Passear a pé, ir às pâtisserie e às boulangeries, deliciar-me com a gastronomia francesa. E voltar de Lyon a falar fluentemente francês! 


Vou deixar a minha zona de conforto, o meu país, a minha cidade, a minha casa. Será que vale a pena? Sim, sem dúvida e com toda a certeza! Vale sempre a pena não ficar. É sempre melhor ir. Conhecer, descobrir, experimentar. Voltar a Portugal/casa com outras perspetivas é sempre enriquecedor. Poder comparar a nossa realidade com a de outro país da União Europeia, aqui tão próximo, a menos de três horas de avião, vai melhorar-me enquanto pessoa. 

Para já, começam os preparativos para a viagem! Como se prepara uma mala para uma estadia de três meses? A validade do Cartão de Cidadão está em dia? São cobradas taxas pelos bancos? Quais são os pontos turísticos a não perder em Lyon? E aqueles locais desconhecidos e encantadores ao mesmo tempo? Sou apenas mais uma jovem (com quase 30 anos ainda posso ser considerada jovem ?) que vai deixar temporariamente o seu país. Mas afinal todos os que são ‘apenas mais um’ são muito mais do que isso! 

E esta vai ser a minha viagem, a minha experiência e o meu desafio em Lyon. Talvez a família, o namorado e os amigos não fiquem para trás. Estas crónicas, o Facebook, o Skype e o telemóvel vão ajudar a encurtar a distância! O namorado já marcou a viagem, a mana ainda está indecisa quanto às datas. As SMS de amigos diziam “Estou mesmo contente por ti, estava a precisar de uma boa notícia!!!” e “Deste-me a melhor notícia dos últimos tempos! Je suis très contente pour toi!”


(*) Texto publicado originalmente no P3 a 23/01/2012.

A Lídia Nicolau é licenciada em Jornalismo e acabou de partir para um estágio profissional internacional com financiamento do Programa Leonardo da Vinci através da SPIN.


0 comentários:

Enviar um comentário