12 novembro 2014

Leonardo da Vinci em Granada - Testemunho de Joana Martins

*A Vida em Granada.
Uma cidade de sonho para se viver*

Granada é a cidade que conheço que mais árvores tem. E parques. Há bancos para te sentares em todo o lado (diz que é por causa dos 45º no verão).
Hoje fui passear e cheguei ao Ecoparque. Pensava que era um parque grande, para correr e passear. Mas não. O ecoparque é um lugar enorme onde se faz reciclagem (como os nossos lugares onde os camiões descarregam o lixo para reciclar). Este lugar serve para tu, enquanto pessoa, ires descarregar a tua reciclagem. Se tiveres um restaurante, um café, um armazém chino, não precisas encher os caixotes comuns da rua com o teu lixo, vais lá directamente. Desde plástico, madeira, metal, papel, pilhas ou lâmpadas. Há uma associação que vai lá todos os dias com os meninos e usa o material, fazendo actividades. Dentro de uma sala há cadeiras feitas com restos de paletes. Há também uma horta.
O centro de Granada é pequeno e pode percorrer-se todo a pé. Tem uma parte plana e uma parte que sobe o monte. Chama-se Albaizin: Faz lembrar o Algarve interior em conjunto com Alfama. As casas são brancas e as ruas muito estreitas e em pedra. Quando se chega ao topo do monte - Sacromonte - consegue-se ver a cidade toda. É incrivelmente bonito. Se fico sem ir a Albaizín mais de 3 dias, sinto a sua falta, portanto hoje vou a Sacromonte, ver a vista da Abadia.

As ruas cheiram a erva. Boa erva parece-me. Numa parte quando se está a caminho do Sacromonte, já a sair de Albaizin central, há pessoas a viver dentro do monte. Em buracos na rocha. Grutas Hippies. É brutal. Faz mesmo lembrar os primitivos, ou quando se vê um filme e é dentro daquela gruta que existem os monstros, ou os gigantes.

O atelier onde trabalho (uma igreja) é composto por um casal jovem. Têm pouco mais de 30 anos. Vão tendo pessoas a trabalhar com eles. Neste momento somos 6 (3 portugueses, dois espanhóis e uma chinesa). Os portugueses que conheci no atelier, o Helder Jesus e a Marilisa Baptista, levaram-nos a uma das melhores experiências da minha vida. Nalgumas cuevas (os tais buracos/grutas hippies) no meio do monte, os Senegaleses à 5ª feira têm um ritual. Dançam e cantam em roda. Oferecem café durante, e comida no final. É muito especial. Cantam aos deuses, para que os ajudem a ter paz, a ser felizes.

Somos 6 cá em casa. Vivemos com 4 italianos. Queridos e doces. O Giancarlo chama-me "Maman", tem uma certa piada. O bairro “La Chana” contém várias classes sociais. Há o prédio do bairro social, o prédio classe média e a vivenda. O comércio local existe e ao sábado as ruas parecem um mercado em ponto grande. Para além disso as pessoas juntam-se no polidesportivo, enorme e com campo de futebol - enquanto eu e a Rita estamos a cozinhar, ouvimos o apito do árbitro.

O sentimento por Granada é o mesmo sentido por muitas pessoas.. Granada é mágica. Há qualquer coisa de inexplicável que paira sobre este lugar.


Joana Martins

0 comentários:

Enviar um comentário