28 dezembro 2021

Testemunhos do Intercâmbio “United in Culture” na Eslovénia




Partilhámos aqui os testemunhos do Rúben e da Sara, dois participantes portugueses do intercâmbio juvenil que aconteceu em Murska Sobota (Rakičan), na Eslovénia, do dia 26 de Novembro até ao 3 de Dezembro de 2021. 

Este intercâmbio reuniu 30 jovens e líderes juvenis da Eslovénia, Portugal, Roménia, Lituânia e Itália sendo coordenado pela ONGD MOVIT. O intercâmbio focou-se em temas como a paz, tolerância, direitos humanos e igualdade de género. 


O grupo de participantes português foi constituído por 6 participantes: Marta (líder), Sara, Rúben, Afonso, Mafalda e Diana.


Partilhámos o testemunho do Rúben sobre a sua experiência no intercâmbio: 


Uma experiência incrível que me permitiu sair da minha zona de conforto, conhecer novas culturas e passar momentos inesquecíveis com pessoas com quem espero voltar a cruzar caminhos. Uma nova aventura, por terras desconhecidas onde tive a hipótese de visitar muito. Foi uma semana em que me senti como se estivesse em casa, apesar de nunca ter estado tão longe de Portugal. 

No início era um misto de sentimentos, por um lado o entusiasmo por algo novo, por outro lado nervosismo. Este segundo sentimento predominou durante o dia da viagem, desde o momento em que saí de casa de mochila às costas até ao momento em que aterrei cansado num beliche de um castelo em Murska Sobota. Mas a partir do primeiro pequeno-almoço do primeiro dia do projeto tudo mudou, como se do nada já sentisse algum conforto em estar ali. 


Atividades interessantes, que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e social. Atividades que permitiram criar empatia, amizade e espírito de equipa com um grupo fantástico com quem adorei partilhar esta aventura. Atividades que me permitiram ter novas perspectivas acerca de vários dos temas abordados e ajudaram a sentir-me mais à vontade com o meu Inglês e com novas formas de comunicação, quando o Inglês não era suficiente. 


Recomendo toda a gente a, pelo menos uma vez na vida, participar num projeto Erasmus+, especialmente pessoal jovem com tempo livre e espírito aventureiro. Uma oportunidade a não desperdiçar. De volta a Portugal, estou ainda cheio de memórias e já com alguma vontade de voltar para uma nova aventura. 


Testemunho da Sara: 


A minha primeira experiência de Erasmus+ Youth Exchange aconteceu na Eslovénia tendo por base um tema que me diz muito, Direitos Humanos e Cultura, “United in Diversity”. Os dias que passei em Murska Sobota foram fantásticos porque conheci pessoas que não só adorei conhecer e partilhar experiências com, como também pude conhecer um pouco mais das suas culturas, sendo essas as romenas, eslovenas e italianas. Foi muito interessante perceber como são as dinâmicas que um Youth Exchange traz e as diversas atividades que tiveram lugar foram cada uma, à sua maneira, enriquecedoras. Uma experiência nova, com diversas aprendizagens e muitos sorrisos. 


0 comentários:

Enviar um comentário