19 fevereiro 2013

Estágio Leonardo da Vinci em Kayseri (Turquia)

Fazer parte do Programa Leonardo da Vinci já estava nos meus planos há algum tempo, era o meu plano para depois do Serviço Voluntário Europeu, não aconteceu na altura por vários motivos. Parece-me que foi o universo a conspirar a meu favor para que pudesse vir para a Turquia e ter mais uma experiência que vai mudar a minha vida, com toda a certeza. Assim que vi as candidaturas para o LdV não hesitei em candidatar-me, e tive sorte em ser uma das escolhidas entre dezenas de candidatos.

Muitas coisas podem ser ditas da Turquia e desta cidade onde estou, Kayseri. Fica mesmo no centro do país, e é economicamente muito desenvolvida, mas ao mesmo tempo conservadora e tradicionalista. Engraçado como estes dois aspectos se conjugam tão bem aqui. Ao contrário do que estava à espera não tive qualquer choque cultural. Claro que é uma cultura completamente diferente da portuguesa, mas o que noto são diferenças comportamentais que resultam dessa mesma cultura, por isso encaro as coisas como normais. Nem poderia ser de outra maneira, se não o mais certo era enlouquecer. Por exemplo, vivo com uma família de acolhimento onde o nível de inglês acho que nem básico se pode considerar, no início foi difícil mas isso só fez com que a minha vontade de aprender a falar turco fosse ainda maior. Se demoro 40 minutos por dia a chegar ao trabalho, porque vivo super longe, paciência aproveito para ler ou simplesmente por a cabeça em dia! Da minha estadia anterior na Turquia tinha a ideia que os turcos são super simpáticos, amigáveis e acolhedores, mas estão definitivamente a superar as minhas expectativas. Já para não falar da comida, que é divinal, tenho a sensação de que estou sempre a comer, e toda a gente me oferece comida onde quer que vá.

Tenho a sorte de trabalhar em três locais diferentes, Talas Youth Center, Kayseri Youth Center and Kayseri Youth and Sport Directorship. As pessoas e os métodos de trabalho são muito diferentes entre os locais, mas em todos eles deixei de ser a Sofia para passar a ser a Ayşe, é assim que a maior parte das pessoas me trata, e encaro isso como um sinal positivo da minha integração nos diferentes locais. Os miúdos que frequentam os Centros são excelentes e movidos de uma curiosidade sem precedentes, daí que os encoraje sempre a aprender e a melhorar o seu nível de inglês, ao passo que em vão ensinando umas coisas de Turco aqui e ali.

Estas últimas semanas têm sido alucinantes, muito trabalho com a deadline de Fevereiro, muito trabalho com a training course “Youth Works in Rural Areas” onde tive a oportunidade de ser, para além de membro da organização, facilitadora, mas ao mesmo tempo muita aprendizagem, pessoal e profissional que espero que me seja útil no futuro. Aqui tenho crescido como pessoa e como profissional, e só posso agradecer às pessoas que estão à minha volta. Por isso, a minha resposta aquela velha questão do “should i stay or should i go” é sempre IR, porque IR significa que crescemos, que nos desenvolvemos e que temos uma curiosidade natural que nos faz querer sempre mais e ir mais além.

Sofia Jorge

2 comentários:

  1. Boa tarde... Sou Miguel Mendes e encontrei aqui este post. Neste momento estou em Kayseri, de trabalho, sou jornalista desportivo e vou acompanhar o Mundial de futebol sub-20. Não sei se ainda está por cá, mas se estiver teria todo o gosto em trocar algumas palavras, dado que procuro fazer algumas reportagens de pessoas que estão por cá, as experiências, tudo isso. Se fosse possível poderia-me responder para o meu e-mail que é: nunommdias@abola.pt
    Se fosse possível poderia responder-me a para este e-mail. Muito obrigado, os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Antes de mais parabéns pelo texto e continuação de uma boa aventura.

    Estou a escrever-te pois também estou interessado em fazer Da Vinci na Turquia, mas estou com uma pequena dúvida.
    A dúvida é em relação ao visto pois não sei se é necessário ter visto de trabalho para poder realizar o estágio. Sabe-me ajudar com esta questão?
    Se fosse possível poderia-me responder para o meu e-mail: tiago.safernandes@gmail.com

    Com os melhores cumprimentos,
    Tiago Fernandes

    ResponderEliminar