Depois de varias aventuras no estrangeiro ao longo da minha vida, quando há nove meses comecei esta experiência do Serviço Voluntario Europeu, eu achava que iria a ser a minha ultima aventura antes de estabelecer-me definitivamente em um sitio.
O SVE é para mim uma aventura, tens que tomar riscos antes de começar porque a experiência pode ser muito boa e enriquecedora ou pode ser negativa e não cobrir as nossas expectativas.
Felizmente, a minha experiencia foi incrível! Ao início esteve em um período de observação e integração, até que depois de umas semanas senti-me mais parte da equipa da Spin e preparada para desarrolhar os meus próprios projectos.
Desde o princípio sempre soube que queria fazer um projecto local e assim surgiu a ideia de fazer um workshop de cinema na Academia Sénior de Carnide. Tratei de ensinar aos meus alunos como é feito um filme desde a ideia até a edição e também gravamos o nosso documentário sobre relações intergeracionais. Espero que eles tinham aprendido alguma coisa, eu com certeza aprendi imenso deles.
Como voluntaria no departamento de comunicação da Spin tive a oportunidade de desarrolhar os meus conhecimentos em design gráfico, em manejo de redes sócias e pagina web, em realização e edição de vídeos, e muitas outras coisas que serão muito úteis para o meu futuro profissional.
Alem disso, numa experiencia SVE aprendes uma língua, a conviver com pessoas muito diferentes a ti, a valorar e apreciar uma cultura diversa, a administrar o baixo dinheiro de bolsa, a partilhar bons e maus momentos com os teus novos amigos, e para mim foi mais uma oportunidade para conhecer-me melhor a mim mesma.
Como disse ao começo, achava que esta era a minha ultima aventura, mas ao longo do meu SVE, aprendi algo muito importante, a vida está cheia de opções e de caminhos, onde nunca deixamos de aprender, e as aventuras continuam, ainda que a situação laboral seja péssima em muitos lugares, sempre há opções e oportunidades de crescer e aprender!
0 comentários:
Enviar um comentário