03 dezembro 2013

Últimos dias de SVE da Laura na Junta de Freguesia

Eu cheguei a Lisboa em fevereiro para colaborar como voluntária no ATL (Atividades de Tempos Livres) do Bairro Padre Cruz por nove meses.

Além de mim, cheguei com mais três voluntárias, a Miriam da Itália (que trabalhou na Académia Sénior), a Katrina da Estónia (Departamento de Cultura) e a María da Espanha (Departamento de Educação). 

No primeiro dia tivemos uma reunião de equipa com todos os membros da Junta da Freguesia que têm algo a ver com o nosso projeto.

 O que melhor lembro da reunião foi que a equipa sempre tentou mostrar uma imagem de união e conexão  muito forte...  Agora que o meu projeto acabou continuo surpreendida com o facto de que realmente a Junta de Freguesia às vezes parece uma familia no lugar de uma equipa de trabalho.
A maneira de trabalhar dos portugueses às vezes não tem nada a ver com a maneira de trabalhar à que eu estava acostumada. 

Os tempos de trabalho são diferentes, os modos de estruturar as atividades, o desenvolvimento dos programas...

Tive de adaptar me rapidamente ao meu novo trabalho e aos meus companheiros. Nunca esquecerei a ajuda do Rui, da Joana, da Isilda, do Jorge ou do David, que conseguiram ajudar-me para que o meu trabalho melhorasse aos poucos.
Além deles, minha estadia em Carnide não seria a mesma sem as crianças. É imposível escrever aquí os nomes de todos aqueles miúdos que significaram algo para mim durante estes nove meses.

Deles aprendí montes de coisas, desde o valor dum sorriso ou dum abraço até ser capaz de perceber quatro pessoas a falar português ao mesmo tempo.... 

A minha experiência inclui momentos de muito trabalho e momentos em que me divertí imenso. Os ATL´s do Bairro asseguram às crianças não só durante os días de escola, mas também durante a Páscoa e o verão com uma programação especial para às férias.

Participei como monitora em diversas atividades, como saídas à praia, visitas a diferentes museus de Lisboa, parques...  Todas estas atividades contribuíram para que eu melhorasse como trabalhadora e também para que conhecese melhor Lisboa e a sua realidade.   

Além de trabalhar nos ATL´s do 1º e 2º Ciclo do Bairro Padre Cruz, a Junta de Freguesia também me convidou a participar nas atividades de diferentes eventos que decorreram em Carnide.

O Arraial dos idosos, as Marchas de Junho, a Feira das Expressões, a Feira da Luz ou a inauguração do Espaço Comunitario da Antiga Escola Rio Tejo, são alguns dos momentos que lembro com maior carinho, não só por serem uma boa oportunidade para melhorar como trabalhadora e como pessoa, mas também por me oferecerem momentos de lazer com as pessoas da Freguesia. 

Acabo esta experiência com a certeza de que marcou um antes e um depois na minha vida. Minha estadia não teria sido a mesma sem as outras voluntarias de Carnide, que agora não são simplesmente minhas amigas, agora formam parte da minha familia.

Carnide demostrou-me que é capaz de conseguir isso, que as pessoas se convirtam na tua familia e que não sejam simplesmente “colegas de trabalho." 

Muito obrigada

Beijinhosss!!!!


Laura Díaz Sufuentes

0 comentários:

Enviar um comentário