20 novembro 2019

O testemunho do Martin (Biblioteca Natália Correira)

“As grandes viagens começam com um primeiro passo”, se calhar a frase não está bem escrita, se calhar o autor não existe, se calhar todo o mundo já ouviu uma versão diferente. Na verdade, o importante é compreender o seu significado, mais além da sua gramática.

Aceitei o convite para viver uma realidade diferente à minha. Uma cidade diferente, uma língua diferente, umas amizades diferentes, e em tudo isso, um “eu” diferente. Lisboa. As suas ruas, as suas pessoas, o seu cheiro a rio, os seus vegetais tão bons..., e os seus bairros. Padre Cruz, o bairro onde estou a participar em um voluntariado do Corpo de Solidariedade Europeu, numa biblioteca, pequenina, mas acolhedora, chamada Natália Correia. Um bairro com uma história de apoio mútuo incrível, onde ainda existe uma vontade de participação, de comunidade e de criação entre as pessoas.

Mural da biblioteca Natália Correia
Mural do Bairro Padre Cruz

Há duas semanas que estou no projeto, e ainda tenho onze meses e duas semanas para me descobrir e descobrir o bairro e a cidade. Já conheci vários meninos que vêm à biblioteca depois das aulas, as pessoas idosas que vêm simplesmente para falar, e a gente da cidade que ainda mantem um sentido de humildade realmente valioso. Se calhar este testemunho não é completo, porque na verdade nem tudo se pode escrever, mas o importante disto é o começo, mesmo que pareça impossível, mesmo que as pessoas à tua volta pensem que não é boa ideia. As ideias têm que ser feitas para descobrir o que ainda está oculto.

Primeiro encontro com a equipa da
biblioteca


Estes são os meus pequenos passos de um caminho que ainda não sei onde me vai levar.

0 comentários:

Enviar um comentário