12 novembro 2019

O testemunho do Pedro (Open mind in Bulgaria)

Mesmo que todos estejam contra, se queres participar num projecto de voluntariado, apenas vai sem medos, será uma experiência transformadora para ti e irás ser valorizado e irás valorizar-te mais.

O País
Estou há 2 meses nos Balcãs e o meu projecto é em Shipka, Bulgária e irei ficar mais 7
meses.

Antes de me integrar no projecto, estive em Sofia 5 dias, uma cidade diferente das que vi em Portugal: avenidas largas, edifícios, parques e jardins grandiosos.

Há muita diversidade religiosa, cultural e de nacionalidades, tendo, no centro de Sofia, um local chamado Praça da Tolerância, que permite visitar, em poucos minutos de caminhada, uma mesquita (islamismo), uma catedral católica, uma igreja ortodoxa e uma sinagoga (judaismo), o que é incrível para mim.



O custo de vida foi uma das primeiras coisas que me surpreendeu, a comida é muito mais barata, tanto nos restaurantes como no supermercado e a diversidade de comida, para alguém como eu, que tenta ser vegetariano ao máximo, é boa, geralmente. As pessoas podem parecer fechadas à primeira vista, mas são muito acolhedoras e sempre interessadas em conhecer mais sobre mim.

O Projecto ESC

O projecto OPEN MIND interessou-me logo desde o início porque línguas eslavas e hortas sustentáveis (em Portugal faço parte do projecto HortaFCUL, horta comunitária sustentável) têm sido os meus melhores hobbies nos últimos anos, então escolhi este projecto pois funde estes dois temas e abrange muitos outros temas que irão ser transformadores para mim, enquanto ajudo uma boa causa. Shipka, o local do projecto, é lindo, é uma pequena vila na base de uma cordilheira onde há muita natureza por explorar.

Quando cheguei a casa, tinha a casa cheia: dois voluntários franceses, dois checos, uma alemã e a coordenadora (búlgara), apenas boas pessoas, a viver em comunidade, cheias de histórias para contar e diferentes formas de pensar. Para além das pessoas, quando cheguei conheci o Monkey, que é um gato muito querido e que está sempre a pedir atenção, Shara, uma gata quase sempre mal-humorada, as galinhas e toda a biodiversidade que me rodeia (insectos, aves, ouriços cacheiro, sapos,…), enfim, é tudo o que eu mais gosto à minha volta. Entretanto três dos voluntários terminaram o projecto, mas no mesmo período de tempo acolhemos dois hóspedes, uma cadela que costumava nos cumprimentar na rua, a Sara e outra pequena cadela que foi abandonada na rua em muito mau estado, a Ursula.



Cada dia é diferente neste projecto e cada dia cresço um bocadinho mais e aprendo mais sobre mim e quebro barreiras que antes metia a mim mesmo. Para além dos trabalhos no jardim, já pintei jogos no chão para uma escola numa cidade aqui perto, fiz jogos com crianças em Shipka, fiz um passeio de recolha de lixo em caminhos na montanha pela altura do World Cleanup Day, ajudei na reparação do Chitalishte (centro comunitário) e do Museu Etnográfico e na dinamização dos mesmos, organizei um Dragon Dreaming, estou a construir uma estufa com janelas velhas, adquiri novos conhecimentos (aprendi a fazer um pouco de tricot – muito útil para o Inverno rigoroso que se aproxima - e macramé), partilhei conhecimentos, etc.



Os dias livres são suficientes para conhecer novos sítios na Bulgária (ou outros países por perto, o que irei fazer com certeza) e conhecer outros voluntários de outros projectos ou estudantes Erasmus.

Довиждане! Adeus! :)


0 comentários:

Enviar um comentário