11 setembro 2017

O testemunho do Jesús

Olá a todos!
O meu nome é Jesús Martinez e por um ano participo no programa SVE com SPEA. Neste artigo, vou tentar transmitir minha maravilhosa experiência como voluntário durante toda minha pequena e intensa história e, portanto, tentar despertar esse verme para alguns jovens indecisos.
Você sabe? Para mim, uma das maiores vantagens de ser um voluntário é que você pode combinar várias paixões ao mesmo tempo: viagens e conservação da natureza.



Desde há nove anos, tive minha primeira experiência como voluntária. Eu era uma jovem adolescente com muito desejo de abandonar minha terra Las Hurdes e por isso comecei a pesquisar vários empregos não remunerados com dinheiro, mas com muitos outros bens não materiais, e é assim que eu cheguei no Estreito de Gibraltar, 17 anos, minha mochila, um grande medo do desconhecido e grande motivação no corpo, disposto a passar centenas de horas no sol contando os milhares de aves Planadoras que vão para a África no grande show de migração.
O meu EVS começou em setembro de 2016, um bom momento para chegar a Lisboa e a Portugal, o início foi um pouco difícil, especialmente devido ao número de novos nomes, e muitos deles repetiram que me faziam duvidar todos os dias e o problema de a comunicação que, apesar de ter vivido em Coimbra, não havia desenvolvido plenamente minha capacidade linguística.


Mas, pouco a pouco, essas barreiras saltaram e tudo se tornou mais fácil.
Lembre-se da semana no Farilhão que faz o acompanhamento do aninhamento do Painho, cheios de frio! Mas certamente valeu a pena, é um grande privilégio poder ficar por alguns dias em uma reserva que poucas pessoas podem entrar e também ajudar a tornar as populações dos animais que vivem lá.
Que grande projeto o Rupis, e que bons tempos cortando o monte abaixo das linhas elétricas, embora ainda existam momentos que não são apreciados (encontramos muitas aves mortas) Mesmo assim Eu tenho que dizer que sinto orgulho de que ao realizar este trabalho e que muitas aves serão salvas de uma morte quase certa.


Depois deste ano, são todas as palavras de agradecimento pela experiência adquirida, a quantidade de coisas aprendidas, as pessoas boas que conheci tanto dentro como fora da associação, amigos e memórias que, apesar do tempo passar. Tenho certeza que nunca vou- me esquecer.


Jesús

0 comentários:

Enviar um comentário