16 julho 2018

Junho em creche Crescer a Cores

Chegou o mês mais esperado do ano em Lisboa!

O nosso Clube de literatura quase terminou, infelizmente, porque foi uma boa chance não sò para aprender a lingua màs tambèm para manter o contacto com os outros voluntarios e para quebrar a rotina da creche que pode tornar-se cansativa.


Porèm, o que mais ocupou o tempo e as energìas na creche foi a preparação da tradicional marcha popular com as crianças e os pais. As educadoras prepararam as decorações e os trajes das crianças a mão; o tema deste ano foi “a reciclagem”. Acho muito costrutivo que eles aprendam isso desde logo, divertindo-se.


Alèm disso, estou muito feliz de ter participado ja que acho um ato de integração poder fazer parte de uma tradição tão enraizada na cultura portuguesa. Realizamos uma coreografia e cantamos uma canção escrita justamente para o evento, sobre a creche e a reciclagem.

A marcha realizou-se em frente ao publico no centro da freguesia de Carnide, da qual o Bairro Padre Cruz faz parte. Outras escolas e associações parteciparam, não sò crianças, màs tambèm idosos que marcham ha muitos anos.

Outra tradição muito importante que aconteceu na creche foi o arraial: comemos bifanas e escutamos musica tradicional lisboeta junto as familias.


As crianças do ultimo ano receberam os “diplomas” como “finalistas” em uma pequena cerimonia com trajes tipicos (chapeus e batas pretas). Tambèm celebramos o aniversario do presidente da junta de freguesia que veio visitar-nos, com bolo e brindes.

Mas estas semanas não foram sò de festas: tambèm tivemos a primeira reunião de avaliação com a coordenadora e a tutora. A avaliação do trabalho como volutarias foi avaliada positivamente pela tutora e recebemos a mediação e o apoio da nossa coordenadora.


0 comentários:

Enviar um comentário