06 julho 2018

O testemunho da Cristina


E de repente chegou Julho. Este é o ultimo mês do meu voluntariado. Estou a fazer mêmoria e lembrando parece me incrível que tenhan passado  nove meses desde que cheguei a Lisboa em Novembro do ano passado. 

Tantas coisas aconteceram, tantos momentos vividos, tanta novas pessoas e tantas experiências de aprendizagem positivo que nao posso valorizá lo de outra maneira que como um período muito satisfatório da minha vida em que estou a aprender muito de outras pessoas e elas estão a aprender de mim.


Cheguei a Lisboa un bocado perdida, sem conhecer a língua, e agora parece me mentira que estou a escrever isto sem quase usar um diccionario, estou orgulhosa de mim por ter relações con outras pessoas de fala portuguêsa tanto no meu trabalho como fora dele.
De Lisboa como cidade posso dizer muitas coisas boas, tem umas paisagems fantásticas para passear e admirar as panorâmicas, á gastronomia é muito variada e geralmente deliciosa, é uma cidade multicultural e por isso há sempre ofertas para todos os públicos. Também tem muito ambente noturno e diurno, especialmente agora no verão, grandes festas como Santo Antônio que duram um mês inteiro, e días muito importantes como o 25 de Abril. É claro que também há coisas menos boas mas agora que estou a fazer balanço, não vale a pena mencioná las.


Em segundo lugar, de o meu trabalho, á associação onde vivo os días todos durante sete horas, também fico com as coisas boas, as atividades que corrieron bem, os risos com os colegas e os utentes, o “bom dia”, “até amanhã” , “bom fin de semana” e “ bom feriado” tão precisos, o apredizgem de muitas competências e responsabilidades e também com os momentos maus o menos bons, como as agonias diante de uma atividade que nao sai bem, a morte de utentes, os momentos de decisão e tantas outras coisas que fazem aprender e avançar na vida.
Por enquanto eu fico nesta cidade maravilhosa ¿até quando? Só o tempo dirá, eu só sei que quero continuar a sumar grandes momentos e aprender coisas novas todos os días.



0 comentários:

Enviar um comentário