23 maio 2023

Testemunho da Miríade - França, Projeto ''Have Less, Live More''



 O projeto Have Less Live More me permitiu expandir a experiências e poder desenvolver diferentes competências durante o tempo que aqui estou, escolhi fazer um projeto short term devido a fatores pessoais, mas pude perceber que apenas dois meses acabam por ser pouco tempo no que toca a criar laços e a habituar ao espaço.


Estou a viver num mobilehome que partilho com outras raparigas no camping de Bevedere em Lastours, e uma vez por semana no apartamento que existe para os apartamentos na cidade de Carcassone. Estou a fazer de tudo um pouco no que toca às tarefas, algo que não estava nas minhas expectativas antes de aqui chegar, faça tanto trabalho do parque de campismo, como cuidar dos animais, jardinagem, às vezes e também quando vou para a cidade o trabalho na produção de cogumelos.


As minhas tarefas em relação ao parque de campismo são ajudar na preparação de mobilehomes para clientes, em relação aos animais estou encarregada de alimentar os burros e póneis, e na equipa dos cogulemos todo o trabalho que é exigido para a sua produção.

Também é importante salientar o sentido de comunidade que é preciso existir para a vida com os outros voluntários, desde a confeção de refeições, a limpeza do espaço e o respeito aos mesmos, algo que faz toda a diferença.


Não eramos muitos voluntários, em meses anteriores estes passavam dos 20 devido a outro projeto, ao que posso contar menos de 10 voluntários durante o tempo que estive a desenvolver este projeto, e que acredito que tenha sido benéfico no que toca à criação de laços. Nos tempos livres, sempre que era possível, saíamos para explorar outras cidades e vilas, ou fazer algo diferente, durante os tempos de trabalho sempre existiam grupos para a realização de tarefas.


Posso dizer que desenvolvi um melhor sentido de comunidade, resiliência, aprendi sobre sustentabilidade, tudo o que diz respeito ao trabalho que desenvolvi e muito mais, e a lidar com diferentes perspetivas. Também me inspirei em histórias de vida de outras pessoas.

Gostei muito da minha experiência, que também foi um desafio que lancei a mim mesma uma vez que nunca tinha trabalhado nestas áreas, mas que é possível que alguns dos próximos voluntários achem muito diferente das suas realidades e zonas de conforto, posso dizer também que eu pessoalmente sou uma pessoa muito calma e centrada na resolução de conflitos, nunca tive nenhum, mas ouvi falar de histórias de antigos voluntários com diferentes personalidades que tiveram.

Posso finalizar dizendo que vale muito a pena sair da nossa zona de conforto e fazer algo diferente que no desafia e nos faça crescer, e fazer grandes amizades! 

 

Cumprimentos, 

 

Miríade Martins

0 comentários:

Enviar um comentário