27 setembro 2013

As minhas primeiras semanas de EVS em Lisboa

Vim para Lisboa no dia do meu aniversario, no dia 3 de Setembro, com duas malas gigantes e muita curiosidade. Eu já tinha vivido e viajado em Portugal, durante um ano, então a curiosidade era mais relacionada com o trabalho e colegas do que com a cidade mesma. 

Em comparação com o dia em que visitei Portugal pela primeira vez,  para começar o meu Erasmus, desta vez não  senti um choque cultural e linguístico, até pelo contrario, cada vez que volto a Portugal, sinto-me bem como se estivesse na minha casa.

O meu SVE em Lisboa não foi nada planeado: aconteceu tudo muito rapidamente durante o mês de agosto, quando descobri que uma associação italiana estava a procura de um voluntario last minute para substituir o outro que já não podia participar neste projeto.

Quando soube da selecção, arranjei tudo para a minha viagem e para o ano em Lisboa que estava quase a começar. 
Durante os dias de preparação na Italia e os primeiros dias aqui, lembrei-me de como foi difícil dois anos atrás começar a vida em Portugal sem conhecer a língua nem a cultura portuguesa e fiquei com muita saudade das emoções tão fortes e intensas, mas ao mesmo tempo queria voltar para sentir novas experiências  na terra lusófona.


Agora passaram algumas semanas da minha chegada e ainda estou a descobrir todos os dias coisas novas de Lisboa, conhecer pessoas interessantes e varias possibilidades. Aconteceu tudo tão rápido que nem tive tempo para imaginar como o meu SVE iria ser.


Valeria Lasorsa

0 comentários:

Enviar um comentário