05 setembro 2013

Intercâmbio juvenil "Homemade Home" na Eslovénia



 O Intercâmbio Internacional de Jovens "Homemade Home" decorreu de 8 a 17 de Julho na Eslovénia. Aqui fica um testemunho de uma participante portuguesa.




No dia em que me candidatei para participar no intercâmbio Homemade Home na Eslovénia, não estava à espera que nesse mesmo dia me telefonassem a dizer que tinha sido seleccionada.
Já à algum tempo que pensava em realizar uma experiência deste género e a SPIN tornou isso possível.
O intercâmbio foi de 10 maravilhosos dias, com hospedagem num hostel de qualidade máxima, num município chamado Brezice, na Eslovénia, juntamente com mais 3 portugueses e a nossa líder de grupo francesa.
Para além de ter abordado alguns problemas sociais actuais de grande importância - Sem-abrigo, Refugiados e Emigração - abordamos o conceito de "casa" e os sentimentos provenientes desta. Também nos foi possível aprender sobre algumas formas de arte, nomeadamente musica, artes plásticas, escrita criativa, teatro e fotografia.
Tive a possibilidade de ganhar consciência e aprender acerca das problemáticas acima referidas, bem como explorar as minhas capacidades nos inúmeros workshops de fotografia.
Mas o melhor desta experiência, foi conhecer as pessoas fabulosas que conheci, provenientes da Roménia, Espanha, Polónia, Itália e Eslovénia. Deram-me a conhecer as suas realidades e as suas vidas.
A Eslovénia é um país lindo, maioritariamente verde e para além de Brezice, os organizadores do intercâmbio ainda nos permitiram visitar a capital do país - Lubliana!
Nesta viagem ganhei uma nova família e um novo conceito de CASA (HOME).
Escusado será dizer que fui acolhida e tratada da melhor forma pela SPIN e pela organização Eslovena do Intercâmbio.
Por tudo isto e muito mais, agradeço à SPIN esta experiência, que nunca esquecerei.

Raquel Costa

0 comentários:

Enviar um comentário