24 novembro 2021

O testemunho final da Elisa (Crescer a Cores)

 E como todas as boas experiências, já cheguei ao fim sem sequer me aperceber disso.

O tempo passou muito rapidamente e devo infelizmente aceitar que esta experiência também chegou ao fim. Admito que se tivesse tido a oportunidade, teria adiado a minha partida por alguns meses. Mas o tempo passa e as coisas mudam, e as mudanças têm de ser aceites porque na maioria das vezes vêm das nossas escolhas e acções. Assim, aqui estou eu, no final deste ano, tendo tomado a minha decisão de regressar a Itália para continuar os meus estudos universitários, puramente relacionados com o trabalho que estava a fazer no Crescer in Cores.


Esta experiência estimulou-me em várias frentes, incluindo o facto de que gostaria de continuar os meus estudos no campo da educação, para melhorar a minha formação e o que posso oferecer nestes contextos de trabalho. Trabalhar numa creche durante o período da Covid não foi fácil. Trata-se de um trabalho de contacto, relações e experiências, que infelizmente foram reduzidas este ano. Isto levou-me a fazer o trabalho de uma forma mais fria e mecânica, especialmente no primeiro período da relação com os colegas. Esta relação mudou felizmente no último período, quando havia mais conhecimento e respeito mútuo. O fruto desta estima foi a liberdade que Noemi, o gerente do Crescer a Cores, me deu para fazer uma intervenção artística numa parede da estrutura onde se encontra a creche. Partindo do seu desejo de reproduzir uma obra de Kandinsky, decidimos reelaborá-la para a diferenciar e adaptá-la à superfície escolhida.


Por isso, fiz um projeto, que me agradou, e depois passei a pô-lo em prática na parede. Não foi fácil de fazer em tão grande escala, mas graças à confiança de Noemi, tive a confiança para o terminar sem medo de cometer erros. Todo o esforço e empenho que pus este ano foi bem recompensado no último dia, quando todos os meus colegas e as crianças do jardim de infância se aproximaram de mim para tirar uma foto de grupo para um último adeus. As lágrimas eram inevitáveis, e foi sempre com lágrimas nos olhos que me despedi de Lisboa e de algumas pessoas maravilhosas, que mal pude deixar, excepto com a promessa de nos voltarmos a ver em breve.

0 comentários:

Enviar um comentário