16 setembro 2022

Testemunho do Mauro - França, Projeto ''Have Less, Live More''


''A minha experiência aqui tem sido incrível, acima das expectativas. Basicamente o local onde me encontro é um camping com imenso espaço e tem alguns animais (burros, poneys, galinhas, porcos e cães).

A ideia geral é sustentabilidade ambiental, onde tentamos consumir o mínimo possível de recursos (sem ser alimentação claro, mas dieta maioritariamente ou no meu caso 100% vegetariana, porque assim decidi), e a máxima reutilização possível de desperdícios, daí o nome Have less, live more.


A primeira semana foi de habituação e conhecimento do espaço, pessoas e hábitos da comunidade bem como preparação de certas coisas para a receção de um Youth Exchange. Também comecei a tratar da manutenção dos animais especificamente dos burros e dos póneis, que acabei por ficar responsável durante 4 semanas.



A segunda e terceira semana foi para trabalhar na organização da Youth Exchange, desde fazer almoços e jantares, limpezas de manutenção do espaço e participação em certas atividades nos tempos livres.

A quarta semana foi para descansar basicamente. E na quinta voltamos à nossa rotina pré-Youth Exchange.


Esta semana mudei de projeto, por assim dizer, e juntei-me à equipa de produção de cogumelos a partir de borras de café colhidas nos cafés de Carcassone.

Tive de mudar as minhas malas para o apartamento que a associação tem na cidade de Carcassone para ficar mais perto dos pontos de recolha do café. E venho ao camping de 3 em 3 dias para monitorizar os cogumelos em crescimento numa sala "especial".


Para já está tudo a correr bem, estou super motivado e espero que assim continue. Também só me restam mais 3 semanas.

Espero que esteja tudo bem por aí.

Beijinhos
Mauro Soares''

0 comentários:

Enviar um comentário