15 setembro 2022

Testemunho do Pedro - Itália, Projeto (M.A.R.E.)

 

''Olá! Por aqui está tudo bem!





Durante o mês de Agosto estive a fazer monitorização de ninhos de tartaruga como já tinha feito em Junho. Tem como base de trabalho acordar cedo, 5h, e depois percorrer praias selecionadas.


Termina-se por volta das 8h. Ao mesmo tempo e durante 2 semanas em Cilento também fiz monitorização dos ninhos que identificámos. Ou seja, estarmos sempre presentes, após 52 dias após a descoberta do ninho porque a eclosão dos ovos pode dar-se a qualquer momento.


24h de supervisão continua feita por turnos. Tive a felicidade de ver uma tartaruga adulta a depor os ovos e de assistir às tartarugas bebés desse mesmo ninho a surgirem como pipocas na areia. Experiência incrível que nunca mais me esquecerei.


Vi à volta de 100 tartarugas bebés 😍 o desafio de Cilento está em dormir em tendas na praia e gerir as poucas horas de sono, mas a experiência e felicidade superam o cansaço acumulado. Região que deixará saudade e que já se sente à medida que vejo os meus amigos a partilharem histórias enquanto lá estão. 


O trabalho em Ieranto (zona amarela da A.M.P.) está quase a terminar o que é uma pena, porque é definitivamente um dos locais de trabalho mais bonitos aqui na península sorrentina. Isolado de tudo e apenas acessível através de um trilho ou por barco. No entanto estamos lá nós a fazer a monitorização de quem tenta entrar, porque só são permitidos nem 30 barcos dentro da baia. O info point é mais um dos locais onde posso melhorar o meu italiano, que diria que atingiu até agora um nível em que posso ter uma conversa sem muitos problemas.

Fiz também trabalho de comunicação e educação com crianças dos 6 aos 12 anos na Marina de Puolo onde fazemos snorkeling para ver as espécies locais (forma, cor e dimensão). O desafio seguinte que lhes propomos é o de descobrir a espécie(s) em livros e desenhar enquanto falamos com eles.


Da última vez mostraram-se interessados em saber algumas palavras portuguesas! Não tenho tido muito a oportunidade de trabalhar ultimamente no Campo Boe, porque o gommone (barco) não está operacional, mas trabalhar com as pessoas do parque lá é muito enriquecedor.


Campo Boe é um trato marinho onde foram introduzidas 35 bóias onde os barcos podem vir e usá-las pagando um determinado preço, evitando assim ancorar e destruir a Posidonia Oceanica (planta subaquática mediterrânea importantíssima).


Esta terça (6/09) iniciamos uma parceria nova com um projeto de arqueologia durante 2 semanas. Trata-se de retirar e escavar o local para perceber no futuro o que era e como estava contruído. Fazemos isto em Crapolla. Muito interessante do ponto visto histórico, mas esgotante.


Foi a noite onde dormi mais horas, penso eu ahaha Tive também a oportunidade de ser orador numa conferência sobre lixo marinho onde apresentei o trabalho que fazemos numa breve apresentação em italiano para diversas entidades! Muito bom e desafiador!

Já tive a oportunidade de visitar Nápoles com amigos daqui e com amigos que vieram de Portugal. Visitei também Roma durante 2 dias com um amigo da Universidade de Aveiro e este domingo fui a Pompeia. Sítios maravilhosos. Para a semana os meus pais e irmã vêm passar férias durante uma semana e tenho essa semana livre para estar com eles. Vai ser muito bom! Ando em preparações para proporcionar umas boas férias. 

Estou a gostar muito de aqui estar, não tenho nada a apontar. Vivemos sempre 2 dias num só. Não esperava menos de um projeto destes onde pessoas vêm e vão a cada semana. Estamos a meio do projeto, passa a voar.

Beijinhos e abraços,
Pedro''

0 comentários:

Enviar um comentário