28 abril 2021

O testemunho do António (Centro Juvenil Don Bosco)

Olá! Chamo-me António, sou Português e neste momento estou a fazer voluntariado em Espanha, na cidade de León.

Cheguei dia 15 de dezembro de 2020 e desde então a minha experiência tem sido muito enriquecedora. Conheci a Ainoa (a minha tutora), e os restantes voluntários no dia em que cheguei. Vivo com a Mylen (de França) e a Laura (italiana), tentando sempre melhorar o meu italiano e aprender umas palavras em Francês (mas está complicado ) e numa casa bem perto da nossa vive a Loubna (de França), a Ana (de Itália) e o Berk (da Turquia) que são os restantes voluntários. Passamos muito tempo juntos e se a minha experiência esta a ser tão enriquecedora é exatamente por compartir muito tempo com eles!

A escola onde estou a trabalhar esta situada no bairro de Armunia, nas periferias da cidade de León. Os alunos que frequentam a escola vêm de contextos familiares muito complexos e em risco de exclusão social. O meu trabalho passa essencialmente por ajuda-los no Apoio escolar. O que mais me agrada na escola é que há uma preocupação com o desenvolvimento dos alunos como um todo. Por essa razão, depois da hora de estudo reservamos sempre tempo para fazermos algum debate (falamos acerca da empatia, da assertividade, da comunicação, entre muitas outras coisas). Tempo para fazer algumas atividades desportivas, para pintar, dançar, desenhar. Assim os alunos podem expressar-se de diferentes formas.


À parte do Apoio que dou aos alunos tenho a possibilidade de desenvolver um projeto individual. Esse meu projeto passa por convidar Jovens e Adolescentes da cidade de León a praticar desporto comigo durante as tardes de Sexta-Feira. Vêm Jovens de todas as partes do mundo (Cuba, Brasil, Argentina, Paquistão, Marrocos, França, Síria, Mali…) Graças a adesão assídua de grande parte deles acredito que o projeto se esta a desenvolver de forma bastante positiva. Há muita coisa que poderia ressaltar desde voluntariado, mas sem dúvida este projeto Desportivo tem sido fantástico. O meu objetivo é o Desenvolvimento Positivo através do Desporto. Ou seja, não estou preocupado com as habilidades que cada um tem para a prática desportiva, mas sim as habilidades sociais que advém do Desporto. Trabalhar em equipa, ter empatia com os colegas, dar-lhes responsabilidades e muita autonomia.

Concluindo, fazer um voluntariado pelo Corpo Europeu de Solidariedade e contar com a ajuda da Associação Spin foi uma decisão muito importante pela qual estou muito grato. Por aqui por Espanha vou continuar a disfrutar ao máximo dos meus dias pois em pouco voltarei para Portugal e tenho consciência que vou ter saudades…das Pessoas, da cidade, da Escola, da tortilha, da Plaza del Grano…entre muitas coisas, por isso toca a disfrutar

0 comentários:

Enviar um comentário